solstício de verão

 

No Círculo Polar Árctico, o dia de hoje terá 24 horas contínuas de luz e, no antípoda, essas 24 horas serão de noite completa; por sua vez, naquela linha geográfica imaginária que atravessa três continentes e muitos países, o Trópico de Câncer, não haverá sombras, porque os raios solares vão incidir exactamente na vertical.

Estes fenómenos astronómicos fazem parte de um conjunto que indica o início do Inverno no hemisfério sul e, para nós, habitantes do hemisfério norte, o começo do Verão e que teremos também o dia do ano com mais horas de luz. Para muitas culturas é o momento de festejar, simbolicamente, a vitória da Luz sobre a Escuridão

No nosso hemisfério acalma-se a pujança da primavera, e a prevista chegada dos dias mais quentes determinará um tempo de secura, mas também de maturação. Ao longo desta estação a Natureza irá preparar-se para os períodos seguintes, em que vai acalmar e quase parar. Para isso, vai acumular energia, produzir frutos e sementes, formas de vida em latência que despertarão na próxima primavera, sendo certo que, antes disso, ainda passará pela introspecção do Outono e pelo aparente adormecimento do Inverno.

Em nós, a ideia de férias e de descanso começa a impregnar o corpo e a mente. O primeiro fica desejoso de uma paragem, e a segunda, com vontade de sair da rotina e dos dias quase iguais. Talvez ambos desejem um tempo de nada. Ou de tudo, depende do gosto de cada um! De uma forma geral, aproxima-se o tempo da diversão, do exterior, mas também da exteriorização.

Por essa razão, a concentração começa a ser mais difícil, dando lugar a “fugas” e a imagens de um futuro próximo, de lugares conhecidos ou apenas imaginados. Depois, consoante o gosto e as possibilidades, será o tempo da praia, do campo, do rio, da cidade, ou o que quer que nos dê prazer. Como acontece na natureza, também nós aproveitaremos esses dias de Verão para acumular a energia que, após o “regresso a casa”, será fundamental para gerir, nos meses seguintes, o corpo, a mente e a vida de uma forma geral.

Apesar das férias não serem para todos, o verão que hoje se inicia sê-lo-á seguramente. Típico ou atípico, o importante é que seja aproveitado o melhor possível, sentido com todos os sentidos, absorvido pelo corpo e respirado pela alma.

Desejo a todos um excelente Verão! E apreciemos este primeiro dia, conscientes de que fazemos parte integrante de uma grande energia que tudo envolve!

 

IMG_3719

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

6 thoughts on “solstício de verão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s