a arte da luz

 

img_5937

 

img_5962

 

Na Finlândia, o Outono e o Inverno são longos e escuros. Esse facto contribuiu para que o artista Kari Kola, oriundo desse país, desde sempre se sentisse fascinado pela escuridão e pelas possibilidades da luz como contraponto a essa escuridão, dedicando-se a explorar e a modelar essa forma de energia.

Desse trabalho têm nascido ambientes de magia, daquela magia que desde crianças associamos aos contos de fadas, às florestas encantadas ou a mundos misteriosos, e que ele vai espalhando por aí através de instalações artísticas. Este ano foi possível apreciar a sua obra Magical Garden no Parque Marechal Carmona em Cascais, no âmbito da 5ª edição do Festival de Luz Lumina, que aí decorreu entre 8 e 11 de Setembro. Creio que participou neste  festival pela terceira vez.

Pessoalmente aprecio imenso a sua forma de iluminar espaços arborizados, ao criar uma envolvência que sempre me recorda algumas cenas do filme Avatar, de James Cameron, datado de 2009. Mas no jardim de Kari Kola, a ficção transforma-se numa realidade tangível com base na imaginação e na técnica, que permite aos visitantes percorrer calmamente um espaço de fascínio embalados por uma música encantatória, suave e envolvente. Talvez por isso o silêncio e um certo recolhimento tome naturalmente conta do público, como se inconscientemente estivesse a atravessar o interior de uma catedral de Natureza e de Luz. É um momento muito especial.

O Lumina integra em cada edição um leque de obras mais ou menos criativas. Porém, pelas suas características, creio que as instalações que Kari Kola tem mostrado no Parque Marechal Carmona são diferentes e especiais, pela profunda envolvência que permitem.

Do festival deste ano gostava ainda de mencionar a obra Intrude da artista Amanda Parer, constituída por vários coelhos gigantes, insufláveis e luminosos, que invadiram e se instalaram na Baía de Cascais, formando um quadro delicioso.

 

coelhos-luz

 

Advertisements

4 thoughts on “a arte da luz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s