As cores de Outono da vinha-virgem americana (Parthenocissus quinquefolia) preenchem uma estrutura circular que abraça o tronco e ampara a copa de uma lindíssima paineira-rosa (Ceiba speciosa), agora cheia de flores e no auge da “sua” Primavera. Ao nosso olhar, coabita harmoniosamente a energia visual de ambas as estações do ano, numa complementaridade de cores e de tempos.
Para além disso, diria ainda que se sente a cumplicidade existente entre ambas as espécies, na medida em que cada uma valoriza a presença da outra.
Esta bela parceria pode ser apreciada no Jardim 9 de Abril em Lisboa, o espaço verde que se situa entre o Museu Nacional de Arte Antiga e a sede da Cruz Vermelha Portuguesa.
Mais um exemplo de como é bom estar com os sentidos despertos quando se passeia na cidade.
Só assim se podem descobrir estas “pérolas”.
Obrigado pela partilha.
LikeLike
Quando estamos atentos, é tanto o que se pode ver e apreender por aí!
Obrigada pelo comentário!
LikeLike
Que bonito!! bela cumplicidade entre essas duas belezas 🙂
LikeLike
A cumplicidade, seja a que nível for, é sempre bela!
Bj e obrigada!
LikeLike
Admirável o jardineiro que conhece e conjuga estas cumplicidades da natureza. Como complemento aqui vão algumas sugestões de passeios, numa versão infelizmente incompleta de “Árvores na Cidade – Roteiro das Árvores Classificadas de Lisboa”, um livro editado este ano pela By The Book (18€).
LikeLike
Curiosamente passeei ontem por este livro quando estava a tentar confirmar o nome da paineira, porque existe uma certa confusão com o nome desta árvore. Mas para o Jardim 9 de Abril ele refere outras árvores, não estando esta incluída.
Agradeço este complemento e, obviamente, a presença e o comentário!
LikeLike
Outono estranho este… falta só o frio chegar e o cheiro a castanhas! Mas as imagens, a paisagem… essa não engana 😉 bonito Dulce!
LikeLike
As castanhas já aí estão…o S. Martinho está a chegar… e depois virá certamente o frio e o verdadeiro Outono!
A natureza é sábia… pelo que se vai adaptando o melhor que pode às condições existentes.
Muito obrigada pelo comentário!
LikeLiked by 1 person