pelos detalhes da moda

 

Por natureza sou curiosa, gostando muito de saber como se utilizam certos materiais ou se produzem determinados objectos. Sempre que possível tento convictamente contrariar a actual tendência do olhar “rápido e superficial”, porque considero que a compreensão do que nos rodeia só fica completa se o pormenor não for esquecido.

É no âmbito dessa curiosidade que surge este post, mas igualmente por oposição a outro já publicado em que foquei aspectos da moda que, pessoalmente, considero inestéticos e desagradáveis. Hoje, a ideia é mostrar aquele lado que se alimenta da elegância, da criatividade e do detalhe, sendo possível ver cada peça de vestuário como uma obra de arte. Refiro-me ao mundo da alta-costura, que encaro como criações artísticas e cujo lado utilitário não é importante… porque, na verdade, penso que nem a criatividade nem uma obra de arte necessitam de ser “úteis”.

Seguem-se alguns vídeos surpreendentes sobre a elaboração de peças criadas por estilistas e ateliers diferentes. Vale a pena vê-los com atenção, gostemos ou não do resultado final, e apreciar o trabalho dos profissionais que estão para além do criador, do manequim e da passerelle.

Este é um mundo que passa ao lado da maioria de nós mas, estou certa, que após a visualização destes pequenos filmes, o olhar ficará mais atento e sensibilizado para algo que existe, apesar de encarado por muitos como supérfluo.

 

Preparação da colecção Outono -Inverno 2015/16 – Casa Dior

 

Preparação da colecção Outono -Inverno 2015/16 – Casa Chanel

 

Preparação da colecção Outono -Inverno 2015/16 – Schiaparelli

 

Preparação da colecção Outono/Inverno 2015/16 – Mischka Aoki

 

Advertisements

6 thoughts on “pelos detalhes da moda

  1. O alta-costura é um mundo que normalmente me passa ao lado mas, na minha investigação sobre Arte, Ciência e Tecnologia, deparei-me recentemente com a estilista Iris van Herpen ( http://www.irisvanherpen.com/) que ganhou este ano um dos dois prémios STARS (Science Technology and the Arts), instituidos pela Comissão Europeia, para premiar a inovação e colaborações entre artistas, cientistas e tecnólogos.
    Impressão 3D, peças cortadas com laser, e utilização de materiais que reagem ao ambiente podem ser coisas estranhas mas, na verdade, também o mundo da moda está atento às novas tecnologias.
    Os modelos podem parecer bizarros mas o vídeo da sua colecção apresentada este ano é muito bonito.

    Nota: Seijaku é um vocábulo japonês com o sentido de encontro com a serenidade na actividade do dia-a-dia.

    Like

    1. Mais uma vez muito obrigada pelo complemento visual e pela interessante informação partilhada.
      Sim… os modelos são estranhos… mas bem enquadrados dentro da alta-costura!
      Muito obrigada pela presença!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s