A natureza é pródiga em ocorrências cheias de beleza, mas quantas vezes invisíveis ao nosso olhar. É por isso que é tão importante estar atento, para explorar e apreciar o que ela nos oferece a todo o momento.
Vem isto a propósito do musgo que utilizei na elaboração do presépio deste ano. Um olhar mais cuidadoso permitiu-me ver estas elegantes, singelas e minúsculas estruturas, que contribuem certamente para a macieza que sentimos ao afagar uma planta desta tipo. Não resisti a tirar-lhe uma fotografia, obtendo este interessante detalhe…assim como não resisti à curiosidade de perceber um pouco melhor a sua elegante anatomia…
…os musgos pertencem ao grupo das briófitas, as primeiras plantas que evoluíram no ambiente terrestre. Não possuem vasos condutores de seiva e a água que necessitam é absorvida do ambiente, passando por osmose de célula em célula. Este lento processo justifica a sua pequena dimensão e a necessidade de um meio húmido para viverem.
No interior das pequenas cápsulas visíveis na imagem estão os minúsculos esporos que, quando maduros, são libertados. Ao caírem numa superfície húmida, desenvolvem-se, dando origem a novas plantas que têm uma componente masculina e outra feminina. Será a união dos seus gâmetas que dará origem a novos filamentos… a novas cápsulas… e a novos esporos. E assim sucessivamente!
Para complementar o que escrevi, deixo-vos um pequeno vídeo que resume muito bem este processo.
Uma beleza em miniatura! Linda! 🙂 Já aprendi umas coisas..!
LikeLike
Óptimo, isso também é importante. Bj e obrigada!
LikeLike
Interessante este post pois permite “ver” com outros olhos o que temos agora lá em casa.
A Natureza continua a maravilhar-nos e como seria bom se todos a respeitassem mais e lhe dessem o devido valor.
LikeLike
É esse “olhar” que me fascina… e a natureza não só o merece como tem tanto para nos oferecer.
Obrigada por estares aí!
LikeLike
es muy importante
LikeLike
Creio que a mensagem do seu comentário é um reforço da importância de estarmos atentos ao que nos rodeia. Se é isso…muito obrigada, pois estamos de acordo!!
LikeLike