Quatro meses separam estas duas fotos do Jardim 9 de Abril em Lisboa.
A primeira foi tirada no início de Novembro de 2016, num lindo dia de sol outonal; e a segunda no dia 1 de Março de 2017, num desagradável e cinzento dia de Inverno.
A vinha-virgem americana que cobre a estrutura circular perdeu todas as folhas, sendo agora um emaranhado de troncos aparentemente sem vida; por sua vez, as flores outonais da árvore central, a paineira-rosa, transformaram-se em frutos/semente ovalares e com alguma dimensão, que pendem agora dos ramos despidos.
Este jardim perdeu a cor, aparentemente a alegria…mas na natureza que o habita está em latência a força da Primavera que começará em breve e que já é visível em alguns recantos.
Numa perspectiva algo feminina, gosto de pensar que nesta fase a natureza está “grávida” e aguarda tranquilamente o momento de eclodir e de mostrar o seu potencial, seja nos pequenos rebentos, caules e folhas que irão primeiro nascer, seja nas flores que mais tarde aparecerão.
Os dias, agora muito maiores, mostram igualmente esse crescendo de energia e de exteriorização. Até as aves que habitam os nossos jardins, já revelam um maior dinamismo na sua forma de estar e comunicar.
É importante estarmos atentos a estas mudanças, na medida em que permitem um olhar diferente e revelador sobre a vida que nos envolve….inclusivamente quando a meteorologia não ajuda e os dias estão frios, chuvosos, cinzentos e aparentemente inertes nesta pré-Primavera!
Muito bom post
LikeLike
Muito agradecida!
LikeLiked by 1 person
Pra mim esta sua explicação chega a ser poética. Muito bom!
LikeLiked by 1 person
Fico satisfeita por ter conseguido exprimir com “poesia” o que queria dizer. Muito obrigada pelo seu comentário!
LikeLiked by 1 person
Que bom Dulce, “acordar” com este lindo e saudoso jardim!! Obrigada!
LikeLiked by 1 person
Que bom provocar-te logo de manhã esse sentir, que bom apareceres por aqui e que bom me ofereceres este comentário!
Bj e muito obrigada!
LikeLike
A.natureza é fantástica! Adorei o texto!👏👏👏
LikeLiked by 1 person
A natureza merece-nos toda a atenção… e eu fico feliz quando gostam das minhas palavras! Muito obrigada!
LikeLiked by 1 person
Que bonito, parabéns. 🙂
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada pela sua presença e comentário!
LikeLike