los carpinteros

 

A criatividade de Los Carpinteros explodiu literalmente nas Carpintarias de São Lázaro.

Los Carpinteros são uma dupla de artistas cubanos – Marco António Castillo Valdés (1971) e Dagoberto Rodriguez Sánchez (1969) – que trabalham há alguns anos em conjunto e que foram recentemente convidados a expor uma das suas obras no interior de um edifício localizado perto da Praça do Martim Moniz, no centro de Lisboa, denominado Carpintarias de São Lázaro.

Como o nome indica, este espaço já esteve associado à indústria da madeira. Está inserido num edifício que ostenta uma fachada Arte Déco e as carpintarias encerraram nos anos noventa após um incêndio. Recentemente, por concurso público, foram cedidas à Associação Cultural Carpintarias de São Lázaro, a fim de lhes dar novo uso, uma nova vida, e aí desenvolver um centro artístico multifacetado e abrangente.

Show room foi a instalação escolhida para a inauguração e ocupa apenas uma parte desse enorme espaço ainda em bruto. Simula uma paragem no tempo durante uma explosão e os seus efeitos no interior de uma casa. A visão que nos proporciona, vale pelo impacto, pela surpresa e pelos pormenores que não foram descurados. Ali, não estão em causa aspectos estéticos ou a busca de beleza, mas sim uma exploração dos limites da criatividade e da imaginação.

O seu dinamismo está na ausência de movimento. Tudo se move sem nada mexer. Transmite-nos ainda a ideia de destruição, mas é do caos que pode sair algo de novo. Por isso, sugere a entrada de algo, quiçá de novas ideias ou energias, mas igualmente a abertura e a descoberta de novos caminhos, certamente todos aqueles que as renovadas Carpintarias de São Lázaro pretendem trilhar no âmbito da criação artística. E depois partilhá-los com a cidade, aumentando o seu crescente dinamismo e oferta cultural.

Esta primeira exposição estará patente até ao próximo dia 31 de Abril.

 

sao

 

IMG_8268

 

IMG_8267a

 

IMG_8257b

 

IMG_8261b

 

IMG_8266a

 

 

Advertisements

7 thoughts on “los carpinteros

  1. Fantástico…não conhecia mas vou conhecer certamente. Dá a sensação que também nós estamos em suspenso quando observamos a peça. O espaço presta-se a este tipo de instalações.

    As imagens fizeram-me lembrar um vídeo de 2001 do artista Miguel Soares, denominado “Space Junk” (está no Youtube), em que uma câmara virtual se desloca pelo meio de um conjunto de objectos estáticos no espaço em torno da Terra (inclui telemóveis e uma lata de Coca-Cola) numa crítica ao “lixo” que se vai acumulando no espaço (em 2016 existiam 1.419 satélites activos e, segundo a NASA, cerca de 20.000 objectos de tamanho superior a uma bola de ténis).

    O artista que vem a seguir aos “Los Carpinteros”, o chileno Alfredo Jarr, é de primeira linha e fico com uma grande expectativa em relação ao que vai apresentar.

    Lembrei-me que a área da carpintaria poderia ser bem aproveitada para uma instalação do francês Georges Rousse em que ele se apropria do espaço e da arquitectura local para manipular a perspectiva. Não é o caso deste video (há muitos outros na net), mas por vezes o seu trabalho inclui a construção de estruturas de madeira, e daí a relação que fiz com a carpintaria.

    Like

  2. Por lapso meu o video anterior começa ao minuto 8 e não no início, mas como não posso apagar e substituir por outro, aqui vai (…espero) a versão desde o início.

    Like

    1. Definitivamente os videos completos não querem habitar este blog, porque o segundo aparece igualmente cortado como o primeiro.
      Há dias em que as tecnologias são difíceis de controlar…
      Como diz a lei de Murphy “Se algo pode correr mal, vai correr (mesmo) mal”…
      Mas no final deste video, abre-se uma página com outros videos deste autor, pelo que quem tiver interesse tem muita informação disponível.
      Vale a tua intenção de partilha que, como sabes me agrada muito. E certamente que para a próxima vez, como sucedeu em todas as anteriores, tudo correrá bem! Muito obrigada!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s