eles podem ser …

 

…sólidos…naturais…de aromas…com pedaços…magros…0%…líquidos…com cereais…cremosos…infantis…bifidus…biológicos…contra o colesterol…de soja…sem lactose…açucarados…bi-compartimentado mix…com gelatina…gregos…búlgaros…etc.

 

Certamente que neste momento têm a palavra “iogurte” na vossa mente, a única que pode anteceder todas as características acima mencionadas.

Apesar de todos os iogurtes resultarem de uma fermentação láctea com bactérias, como por exemplo os Lactobacillus bulgaricus ou o Streptococus thermophilus, o momento de escolher um pack num expositor com dezenas de marcas e centenas de embalagens diferentes, não é tarefa fácil, especialmente quando existe a preocupação de olhar para os seus rótulos. Talvez essa seja a área do supermercado em que o acto de decidir é mais difícil e demorado, a não ser que já exista um produto de eleição…ou que não haja a preocupação de olhar para o rótulo!

A complexidade maior está em conciliar o “desejo de variar de iogurte” com a leitura dos seus constituintes, porque é assustador o que os rótulos oferecem a quem os lê com atenção, especialmente sobre a quantidade de açúcar ou a presença de substitutos ainda menos saudáveis, caso do aspartamo. E assim, de prateleira em prateleira e de decepção em decepção, passam-se largos minutos no tal corredor em busca do iogurte perfeito. Gigantesca tarefa!

Pontualmente somos levados a transgredir, porque o apelo sentido por determinada embalagem, conteúdo ou novidade supera aquele princípio já adquirido: que os melhores iogurtes para o paladar..são sempre os menos saudáveis! É triste, mas é assim!

Neste momento estarão a perguntar: um post sobre iogurtes…qual o interesse?

Nenhum! Mas não resisti a fazê-lo quando li que o dia 17 de Maio, hoje portanto, é o Dia do Iogurte. Nunca imaginei que um iogurte também tivesse o seu dia!

 

 

 

Advertisements

4 thoughts on “eles podem ser …

  1. Ahahahahaha… Post muito delicioso! 🙂 Nem fazia ideia que havia um dia para o iogurte…! Para mim nada como os iogurtes naturais ‘sem açucar’… demasiado básico talvez, mas dos mais saudáveis! (será?) 🙂

    Like

    1. O “sem açúcar” por vezes é pior do que ter algum açúcar, porque é muito possível que tenha o tal aspartame que mencionei, um aditivo adoçante artificial nocivo para a saúde. O melhor é procurar…procurar…e tentar encontrar iogurtes com um baixo teor de açúcar, comparativamente com a média.
      Bj e obrigada!

      Like

  2. Achei no mínimo curioso o facto de haver um Dia do Yogurte, e depois vi que existem dias de diferentes comidas para todos os gostos. Aproximam-se dias que me interessam…dia do Sushi (18 de Junho) e do chocolate (7 de Julho), pode ser que façam descontos especiais (info em: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_food_days).

    Um pouco mais a sério são os dias mundiais homologados pelas Nações Unidas (em: http://www.un.org/en/sections/observances/international-days/)

    Hoje foi o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação… mas não ouvi nenhum eco nos telejornais. Para alguns, se calhar, foi menos importante que o Dia do Yogurte… este ao menos teve o mérito de gerar o teu post.

    Like

    1. Sabes que me agrada esta ideia de dar uma atenção mais especial ao banal, ou melhor, a aspectos que fazem parte do nosso dia-a-dia mas que, por isso mesmo, já não apreciamos devidamente, seja com o olhar, com o paladar, ou com os outros sentidos que dispomos.
      Este post, e outros que já publiquei, enquadram-se nessa perspectiva.

      Perfeito seria se, pelo menos um dos leitores deste post, tivesse ficado alerta e começasse a olhar para o rótulo dos iogurtes e para a quantidade de açucar que com eles se ingere! Dos iogurtes e de quase tudo, mas isso fica eventualmente para outro post!

      Obrigada pelas informações complementares e… cuidado com o dia 7 de Julho!!!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s