the versatile blogger award

 

vba

 

Foi com curiosidade e surpresa que recebi de Fernanda Leal, autora do blog Essência da poesia, uma agradável mensagem informando-me que incluíra este espaço na sua escolha para o Versatile Blogger Award. Ignorando o que tal significava, fui investigar, chegando à conclusão que se tratava de um incentivo e de uma espécie de corrente que fomenta a partilha e a divulgação de blogs no vasto mundo da blogosfera. Curiosamente, dois dias depois ao passar pelo blog Documento de viagem, verifiquei com surpresa que em Maio fora igualmente indicada pelo casal Paula e Marcelo e, ontem mesmo, recebi de Sandro Ernesto, do blog Panografias, outra nomeação. Obviamente que fiquei satisfeita, porque significa o reconhecimento do Discretamente pelos seus pares.

Consultado o site do Versatile Blogger Award e lidas as regras, resolvi então aceitar o desafio proposto, começando por agradecer a esses três bloggers que me nomearam.

Em seguida, devo indicar quinze blogs do meu agrado. Escolha difícil, porque todos os que acompanho têm algo que aprecio. Para facilitar a selecção, decidi que deveriam ser escritos em português (de Portugal ou do Brasil) ou ainda, se escritos em inglês, com temáticas relacionadas com o meu país. Esta escolha “patriótica” justifica-se com o facto de hoje, dia 10 de Junho, se festejar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, evento que primeiramente será comemorado na cidade do Porto e depois na cidade de S. Paulo, no Brasil, com a presença do sempre bem disposto Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Estando hoje os países de língua portuguesa mais próximos, resolvi então homenagear o espírito português.

Gostava de acrescentar que, apesar de apreciar o trabalho dos bloggers que me indicaram, não os incluí nesta lista uma vez que já foram nomeados. Sendo o VBA uma espécie de “jogo de partilha” entre bloggers, preferi dar a hipótese de outros entrarem, aumentando assim o leque de blogs que serão divulgados nas listas. Além disso, ficarão mais pessoas satisfeitas com o reconhecimento!

É esta então a minha escolha, por ordem alfabética:

  • ChronosFeR, de Fernando Rozano, onde são criadas parcerias entre a fotografia, as palavras e a música, resultando uma harmoniosa unidade entre todas essas formas de expressão.

 

  • O blog  Dias com Árvores, onde Paulo V. Araújo e Maria P. Carvalho nos falam do reino vegetal com conhecimento científico e com sensibilidade. Gostando muito da natureza e de plantas, este blog é sempre uma mais-valia.

 

  • Viajo pouco, mas gosto de ler as dicas e as informações práticas que Mel Rolan insere em Listas de viagem. Viajante de muitos continente, ela também aprecia com carinho o meu país, publicando alguns posts sobre ele.

 

  • Sendo para mim a música sentida de uma forma essencialmente emocional e sem qualquer conhecimento teórico, o blog Luis Henriques, do musicólogo açoriano Luis Henriques, apresenta-se em inglês e é o mais “complexo” desta lista. Porém, talvez por isso mesmo, é um desafio que gosto de ler/ouvir. No geral, aprendo sempre qualquer coisa nos posts mais específicos que publica e aprecio o seu trabalho em prol da divulgação da música antiga, nomeadamente da portuguesa.

 

  • Mariel Fernandes, em Mariel Fernandes, mostra-nos “os seus pontos de vista” sobre diferentes momentos, temáticas, mas sempre com grande sensibilidade e actualidade. Gosto muito da forma como trabalha as ideias e as palavras, e como as revela em cada post publicado.

 

  • Multidimensões de um despertar, é o lugar das palavras de Felipe Abras que, em prosa ou poesia, reflectem uma filosofia de vida um pouco diferente e uma sensibilidade que aprecio.

 

  • Não me livro desse blog, de Tiago Masutti, é um blog virado para aspectos mais culturais. Sendo o autor também escritor, tem uma forma de escrever mais elaborada, que alia uma grande capacidade de relacionar os diferentes assuntos a um humor muito próprio. Proporciona uns bons momentos de leitura e com ele, ficamos sempre a saber algo que desconhecíamos.

 

  • Luis Torres chamou ao seu espaço O blog que ninguém lê, mas que certamente é lido por muitos, sendo eu um desses leitores. Versátil em temáticas, gosto da forma objectiva como analisa os acontecimentos da vida pessoal e da sociedade, recorrendo a uma linguagem simples e sem pretensões, pontualmente mais forte e emocional. Mas a vida é essa ambígua mistura de humores e de formas de reagir!

 

  • Em Os meus desenhos,  Fernanda Lamelas, mostra-nos uma forma pessoal e visual de registar os momentos pelo desenho. Gosto do seu risco espontâneo e da forma como enquadra os objectos representados no espaço branco de uma página, permitindo sempre ao desenho um saudável “respirar”.

 

  • Em Patriaamarga, Marcelo Raymundo é um contador de histórias, de encontros e desencontros, de momentos, e de vidas que vão cruzando o seu caminho. Fala de si próprio como “uma mente em constante criação”, frase com que sinto afinidade. Talvez por isso, gosto de passar pelo seu blog e ir vendo o que tem para contar.

 

  • Pedalopelacidade, de Nelson Branco, é o blog de alguém que tem uma grande paixão por bicicletas e que gosta de percorrer a pedalar… o que nós fazemos de carro! Partilha os seus trajectos com prazer, boa disposição e muitas imagens. Apreciando eu também essa actividade (sem aventuras nem obstáculos!), percebo um pouco do espírito que o orienta. Por isso, gosto de “pedalar” no seu blog!

 

  • Leandro Tissiano é o autor de Proseudiaficarmelhor, onde partilha com simplicidade as suas vivências e o que a vida lhe vai ensinando. Escrita sensível e que toca as emoções de todos.

 

  • José Leite é o autor do blog Restos de colecção, um interessantíssimo espaço sobre a história de lugares, acontecimentos, edifícios, eventos, etc, etc. Permite conhecer Portugal de uma perspectiva diferente e aprender imenso com as informações que disponibiliza. É um blog muito português!

 

  • Termino com Salt of Portugal, um blog escrito em inglês, mas também ele de alma bem portuguesa, que resulta do trabalho de Francisca e Sérgio Rebelo, Maria Rebelo, Rui Barreiros Duarte, Pedro Rebelo, Pedro Teles e Tomás Rebelo. Neste blog, os lugares do meu país são percorrido e saboreados com todos os sentidos, associando muitas informações e dicas para quem o queira visitar. Ou para nós que nele vivemos!

 

Contrariamente à maioria dos bloggers nomeados, o que acontece talvez por não terem lido as regras disponibilizadas no site do Versatile Blogger Award, apenas vou falar um pouco de mim, “em sete pontos”, com os autores que me indicaram, o que farei oportunamente através de e-mail.

Discretamente… as regras são para cumprir!!

 

 

 

24 thoughts on “the versatile blogger award

  1. É claro que não é um Oscar de Hollywood, mas é sempre muito bom ter o merecido reconhecimento dos pares, além de ser um incentivo para continuares. Os meus Parabéns.

    Like

    1. Obrigada, Augusta!
      Se vires calmamente cada um com atenção, e não te cingires à primeira página (porque há dias e dias… e há posts e posts!), verás que encontras em cada um coisas interessantes!
      Bj e obrigada por estares presente e também seres um incentivo!

      Like

  2. Uau!! Mas que grande orgulho! 😀 maravilha!! Mais que merecido… fico mesmo muito contente por ti e por este blog, até porque tenho a certeza que este reconhecimento irá continuar….! Grande beijinho de parabéns! 🙂

    Like

  3. Oi, Dulce, ao te cumprimentar pelas indicações, merecidissimas pelo que o Discretamente representa, agradeço ser indicado por você. Fico muito feliz. O meu abraço.

    Like

  4. Que linda descrição de minha pessoa! É muito bom ver palavras positivas sobre a gente vinda de uma pessoa admirável e que escreve textos excelentes! Agradeço por esta energia gostosa que abrilhantou o meu Domingo! Obrigado! 🙂
    Vou ver e acompanhar suas indicações, pois devem ser ótimos Blogs! 🙂

    Like

    1. Espero que essa “energia gostosa” (um termo tão brasileiro, para nós portugueses!) se estenda também pela segunda-feira…e talvez pela terça de manhã…os momentos mais difíceis da semana!!!!
      Desejo a continuação de um bom trabalho!

      Liked by 1 person

      1. Realmente, estes dias são de arrastar! Mas, como quinta é feriado e muito provavelmente emendarei a sexta, então, encararei o dia de hoje como quarta e sairei pelas ruas rindo até do fim do mundo – caso este queira findar-se hoje! kkkk
        Tenha um lindo dia! 🙂

        Like

  5. Querida Dulce, muito obrigado pela indicação e pelas palavras sempre gentis, seu coração está cheio de bondade e ternura, como sempre! Um grande abraço de um desastrado náufrago das palavras, perdido do outro lado do Atlântico…

    Liked by 1 person

    1. “…desastrado náufrago das palavras, perdido do outro lado do Atlântico…” Nunca tive uma frase tão épica num comentário! Adoro!
      Diria apenas que, como ” náufrago das palavras”, saberá melhor do que ninguém o valor que elas têm, por isso lutará e sobreviverá por elas… e com elas. As palavras merecem essa luta!
      Desejo a continuação de um bom trabalho!

      Liked by 1 person

  6. Olá, Dulce! Fico lisonjeado por vc ter me indicado e agradeço imensamente. É muito gratificante ver meu trabalho apreciado. Adoro quando vc diz que eu compartilho uma visão de vida um pouco diferente… acredito que vc tem entendido muito bem o que tento dizer… 🙂 Muitíssimo grato!! Um bjo enorme e obrigado por compartilhar um pouco de você com a gente!

    Like

    1. É importante incentivar os outros pela positiva e evitar o hábito de apenas criticar pela negativa e sem justificação. É com esse espírito de construção que tento levar a vida…e também este blog. Por isso, não é para agradecer!
      Vamos-nos lendo!

      Liked by 1 person

    1. Caro Godár,
      Agradeço muito a nomeação e o facto de reconhecer que este meu espaço o merece, mas já dei seguimento uma vez a este tipo de processo e neste momento preciso apenas de ter tempo para me dedicar ao blog, tempo que não tenho.
      Por isso, não irei dar continuidade a nomeações ou ao que é solicitado nesse link.
      De qualquer forma, muito obrigada!

      Like

  7. Obrigado Dulce pela indicação e pelas palavras simpáticas…
    É bom saber que do outro lado, num qualquer monitor, há alguém que se pode deixar seduzir pelas palavras e imagens e, tal como eu, se aventure pelas estradas ou trilhos desta vida…
    Felicidades para o blogue e para si.

    Liked by 1 person

Leave a comment