vamos plantar uma árvore?

 

IMG_1252

 

Perante os fogos que continuam a atingir a floresta portuguesa, muitos de nós já sentimos o desejo de colaborar na recuperação desses espaços, mas não sabemos exactamente como o fazer. Nesse sentido, e partindo do princípio que a plantação de espécies autóctones pode fazer toda a diferença no futuro da floresta, a Associação Nacional de Conservação da NaturezaQuercus, em parceria com os CTT – Correios de Portugal, SA e com o apoio do Programa Cidadania Activa, têm em curso pelo quarto ano consecutivo uma campanha de reflorestação que nos permite de uma forma simples e cómoda, contribuir para a plantação de uma ou mais árvores.

Para tal, basta ir a uma estação dos CTT e adquirir o kit Vale uma árvore  ou comprá-lo online (disponível apenas para cinco ou mais unidades). Por cada um vendido, a Quercus planta uma árvore em bosques, cujo desenvolvimento poderemos acompanhar durante cinco anos, bastando para isso registar no site da campanha o código incluído em cada kit.

Por apenas três euros, estamos a contribuir para algo de concreto e passamos das palavras à acção. Por esse valor, poderemos ainda oferecer uma prenda diferente a alguém que, por sua vez, pode sensibilizar outros de igual forma. Muitas árvores poderão assim ser plantadas e cuidadas por quem o sabe fazer.

O número de árvores oferecido à natureza em cada ano no âmbito desta campanha tem aumentado, mas é ainda muito pequeno num país em que a floresta precisa tanto de ajuda. Diria que Uma árvore pela floresta – Uma árvore vale muito, é uma excelente ideia…  mas pouco divulgada. Na verdade, os milhares de portugueses que diariamente se deslocam a uma estação dos CTT e que seriam potenciais “plantadores de árvores”, desconhecem-na por ausência de publicidade directa. Eu própria o verifiquei in loco, em três postos de atendimento na área de Lisboa, em que não havia absolutamente nada a referi-la.

Para além das árvores que entretanto ofereci à floresta, com este post estou a tentar dar uma ajuda na sua divulgação. Tenho esperança que até ao próximo dia 30 de Novembro, alguns dos meus leitores também colaborem e, quiçá, plantem finalmente a árvore da sua vida!

 

 

Advertisements

10 thoughts on “vamos plantar uma árvore?

  1. É o exemplo de uma excelente ideia que agora, mais do que nunca, tem uma boa oportunidade de divulgação e está ao alcance de todos. Infelizmente os media, em vez de promoverem as boas ideias e a educação cívica, preferem, muitas vezes, as imagens espectaculares e os depoimentos polémicos.

    Pequenos “spots” como este de 56 seg. podiam ser uma maneira de sensibilizar as famílias porque, na verdade, a educação começa pelas crianças.

    Like

    1. Existe já um filme de 40 segundos que está no site da campanha no link “Uma árvore pela floresta – Uma árvore vale muito”.
      Bastava passá-lo na televisão, em horário nobre….mas como não daria receitas publicitárias, não deve interessar.
      Mas o que me fez mais impressão foi nada ver nos postos do CTT. Perguntei a quem me atendeu, que me disse “acho que ainda vêm uns cartazes”…
      Enfim, é a sociedade que temos. Entretanto…vamos fazendo a nossa parte!
      Obrigada pela colaboração!

      Like

    1. Tem sido tão mal publicitada, apesar de já estar na quarta edição…que pouquíssimos sabem! Tu és o exemplo disso, tal como eu fui até há muito pouco tempo!
      Bj e obrigada por apareceres!

      Like

  2. Acredito, Dulce, que por mais complicado que seja dar esse passo é algo que vai ter correspondência com certeza. A vida, aqui representada pela árvores e florestas, vencerá. Um post sensível como você. Meu abraço.

    Like

    1. Sim, eu também acredito que tudo o que é positivo e a favor da vida e da natureza vai vencer. Será uma questão de tempo. Mas a verdade é que o meu país continua a travar uma enorme luta contra os fogos florestais…e a cada minuto, muitas árvores desaparecem. Por isso, qualquer uma que seja plantada será importante e deve ser valorizada.
      Agradeço mais uma vez a sua presença e palavras.

      Like

  3. É uma grande ideia, uma grande iniciativa!! Também já aderi no ano passado e a minha árvore foi plantada no Alvão 🙂 Partilhar a ideia nestes espaços virtuais, é a ajuda que também podemos dar! Obrigada!

    Like

    1. O facto de escreveres que a tua árvore foi plantada no Alvão, torna a iniciativa e também o post mais verdadeiros e credíveis. Obrigada por partilhares a tua experiência connosco.
      Bjs.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s