paixão de van gogh

 

 

O inglês Hugh Welchman e a polaca Dorota Kobiela realizaram um inovador filme de animação que estreou recentemente nos cinemas portugueses e  emprestou o seu nome a este post. O título original é Loving Vincent.

Tecnicamente complexo, o filme revela alguns aspectos menos conhecidos que antecederam a morte deste pintor e resulta da curiosa associação de uma técnica tradicional como é a pintura a óleo com as modernas tecnologias digitais, tendo sempre por base as obras pintadas pelo artista.

Deixo-vos um interessante artigo publicado na última quinta-feira no jornal Observador, uma vez que é bastante completo e disponibiliza muita informação.

Termino acrescentando que já o visualizei e gostei imenso, merecendo sem dúvida uma ida ao cinema pela inovação que representa no mundo do filme de animação.

 

 

2 thoughts on “paixão de van gogh

  1. Van Gogh sempre, como Monet, me instigam. Lembro que em uma ida a National Gallery em Londres ficava “perdido” com suas obras. Voltei, durante a passagem pela cidade londrina, várias vezes somente para olhar seus quadros. Não sei se essa animação já está no Brasil, mas por certo na agenda aqui à minha frente o nome está marcado em vermelho para dar mais destaque. Maravilhoso post, Dulce. Um belo sábado para você e sua família.

    Like

    1. A técnica dos impressionistas… impressiona mesmo e faz vibrar o nosso olhar e os nossos sentidos. Este filme mostra bem esse aspecto vivo porque é baseado em vibrantes pinceladas a óleo, o que inicialmente me exigiu uma certa adaptação do olhar.
      Certamente que ele irá para os cinemas brasileiros e então poderá apreciá-lo.
      Agradeço a presença e desejo igualmente um excelente resto de fim-de-semana! E já agora, uma boa semana!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s