isaac cordal

 

IMG_2562

 

A arte urbana é uma área artística extremamente abrangente e difícil, seja pelas dimensões pouco comuns das obras, pela sua localização, ou ainda pelas dificuldades logísticas necessárias à sua realização. Além disso, sendo a criatividade dos street artists versátil e imprevisível, permite o constante aparecimento de obras bastante invulgares.

É o olhar de um desses artista que hoje quero partilhar convosco. Descobri-o recentemente numa passagem por Estarreja, urbe do concelho de Aveiro que realizou este ano o segundo festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana. Contudo, foi no primeiro realizado em 2016, que Isaac Cordal (Espanha,1974) deixou a sua mensagem nos locais mais inusitados da cidade.

Cement Eclipses é o título da série de pequenas figuras que coloca em locais estratégicos, sempre com o intuito de alertar para comportamentos da nossa sociedade. Uma visita ao site do autor permite ter uma ideia geral da mensagem que ele pretende divulgar  quando coloca as suas figuras, solitárias ou em grupo, interagindo em ambientes e situações muito variadas.

Em Estarreja, estes pequenos homens solitários estão colocados em cabos eléctricos ou de comunicações, desníveis das paredes, esquinas ou noutros recantos menos visíveis. É um tipo de intervenção bastante singular, pelo jogo que se cria entre a diminuta dimensão das figuras e a grande expressividade que revelam. Diria mesmo que encontrá-los, é um encontro de nós com nós próprios, com os habitantes desconhecidos das cidades e com a solidão e a tristeza que habita muitas vidas.

A pequenez das figuras não impede a percepção da mensagem, desde que as encontremos. Isto implica uma espécie de jogo de descoberta pelas ruas, sendo certo que sem o folheto editado sobre este festival, essa busca seria bastante difícil.

Para melhor exemplificar o que escrevi, a imagem que se segue ajuda a perceber a verdadeira dimensão e a localização da pequena figura com que iniciei este post.

 

IMG_2563

 

Seguem-se as imagens de outras igualmente encontradas:

 

IMG_2540

 

IMG_2544

 

IMG_2547

 

IMG_2569

 

Porque considero o trabalho de Isaac Cordal inovador e pouco comum, fica aqui o meu contributo para a sua divulgação.

Gostaria ainda de acrescentar que os dois festivais já realizados nesta cidade deram origem a um interessante conjunto de pinturas murais merecedoras de uma visita.

 

 

Advertisement

8 thoughts on “isaac cordal

  1. Trabalho bem imaginativo, que não conhecia, e merecidamente bem divulgado neste teu post. Vale mesmo a pena visitar o site do artista e verificar como, com simples miniaturas, se pode ter uma postura crítica sobre a contemporaneidade.

    O artista que te deixo vai noutra direcção e acha fascinante o espaço de criação dos outros artistas – os seus estúdios – e é justamente sobre esse espaço que trabalha ao reproduzi-los em miniatura… com muita paciência, diga-se.

    Like

    1. Com uma paciência extrema, pois o detalhe é incrível!
      O que me faz aqui alguma impressão é os artistas permitirem que ele entre na sua intimidade e a divulgue com tanto pormenor. Porque um atelier é um lugar muito pessoal, com energias próprias, um recanto nosso….uma espécie de livro, em que as palavras são a criatividade que dali brota.
      De qualquer forma, sendo uma aproximação muito interessante ao campo das miniaturas, à semelhança do que faz Isaac Cordal, este teu comentário complementa lindamente o meu post. Como sempre, aliás!
      Obrigada e volta sempre!

      Like

    1. Agradou não apenas o encontrar, mas muito o procurar. Porque sabíamos apenas que estariam “por ali”, mas não exactamente onde. E esse jogo foi bem interessante, porque são muito pequenos e não é fácil vê-los.
      Se um dia passares por Estarreja, procura-os…eles emanam muita solidão!
      Bjs e obrigada!

      Like

    1. É sempre bom partilhar algo que sabemos à partida ser diferente, inovador e que pode agradar aos outros. A criatividade tem sempre essa mais-valia e há tanta, tanta por aí para ser partilhada!
      Agradeço as palavras e desejo um agradável domingo!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s