As novas gerações não conhecerão este genérico que iniciava diariamente as emissões da Radio Televisão Portuguesa (RTP). Mas estou certa que a maioria dos meus leitores portugueses ainda se lembrarão desta animação.
A sua presença neste post resulta do facto de hoje, dia 7 de Março, fazer precisamente 61 anos que a televisão iniciou em Portugal as suas emissões regulares e, simultaneamente, um projecto de expansão logístico, técnico e de divulgação da sua actividade. A entidade/empresa detentora da Televisão pública integra igualmente a Rádio pública, cujas emissões oficiais foram iniciadas cerca de trinta anos antes.
Possuindo um vasto espólio e muita história, a RTP disponibilizou recentemente online os seus arquivos, proporcionando a todos uma nostálgica viagem pelo tempo.
Organizado por Conteúdos, Colecções e Programas, encontramos neste arquivo uma parte do que foi emitido nestas seis décadas de televisão pública em Portugal. A ideia é apostar no seu crescimento.
Deixo alguns exemplos do vasto acervo disponível:
- A nível da Informação a escolha é enorme. Destaco apenas a curiosa série “50 anos, 50 notícias” sobre acontecimentos ocorridos em Portugal e no estrangeiro desde a primeira emissão de televisão;
- No Documentário, refiro a título de exemplo pela sua qualidade, a série sobre os Açores intitulada Ilhas da Bruma, que foi emitida nos anos noventa e que tão bem recordo;
- Na ficção, encontram-se por exemplo todos os episódios da Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa e um marco na história da televisão;
- No humor, o arquivo disponibiliza mais de três centenas de episódios da série Contra-informação cujos bonecos diariamente nos faziam rir;
- E encontramos ainda a ficção, o desporto, a história ou a política, entre muitas outras temáticas!
Cada uma oferece um leque enorme de possibilidades, seja em filmes, fotografias ou textos. A pesquisa, também disponível, permite encontrar algo mais especifico que se pretenda.
Vale a pena explorar as potencialidades deste magnífico arquivo, não apenas pelo seu valor histórico, mas por representar um pouco da vida de todos nós e das nossas memórias. Por isso deve ser saudado, apreciado e explorado com carinho!
Vídeo retirado de: YouTube – Victor Luiz Channel – Vinheta de abertura da RTP1, exibido em 7 de Março de 1957.
© 1957 – RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL (RTP1). (Colaborou Mistério Juvenil)
Não fazia ideia desse arquivo RTP! 🙂 Tão engraçado ter visto no site programas que me lembrava dos anos 80/90! Antes dessa data é um bocadinho complicado eu lembrar-me….. Obrigada pela partilha! 🙂 e parabéns RTP!!
LikeLike
Penso que todos os portugueses que os explorem encontrarão algo que os leva ao passado, tal como aconteceu contigo. E comigo obviamente!
Bj e obrigada por comentares!
LikeLike
Já tinha ouvido falar que a RTP tinha aberto seus arquivos, mas ainda não tinha entendido como isso estava funcionando… 🙂
Valeu!
LikeLike
Penso que é um bom serviço público que a RTP decidiu fazer! Haja portugueses (e não só, obviamente!) com vontade de os explorar, conhecer e divulgar! Eu já dei a minha contribuição!
Obrigada por comentar e desejo uma boa semana!
LikeLiked by 1 person
Mais para a frente, depois de explorar melhor, farei o mesmo, para ajudar a dar a conhecer esse excelente serviço! 🙂
LikeLiked by 1 person