Hoje, no primeiro dia completo de Primavera, entre outros eventos celebra-se o Dia Mundial da Árvore e das Florestas, o Dia Europeu da Criatividade e o Dia Mundial da Poesia, três áreas que aprecio e muito valorizo.
Contudo, não vou falar directamente desse meu gosto, mas dar a palavra a outros e à forma como expressaram ou ainda expressam o seu sentir nestas áreas tão importantes.
Para lembrar o Dia Mundial da Árvore e das Florestas deixo-vos o artigo Hoje o Pedro é um Bosque, publicado no Jornal Público no dia 17 de Março e da autoria da jornalista Margarida David Cardoso. Nele se conta a história de Pedro Figueira, um professor falecido precocemente, que manifestou em vida um desejo que a família e os amigos estão a cumprir. Em breve, Pedro terá um bosque na Serra do Buçaco.
No Dia Europeu da Criatividade, e apesar da artista não ser europeia, partilho o delicioso trabalho da canadiana Sharon Nowlan que revela uma relação muito próxima com a natureza. Vivendo junto a uma praia, desde muito cedo que se dedicou a apanhar pequenas pedras e vidros rolados para posteriormente criar obras de uma enorme ternura e simplicidade. Vale a pena conhecer o seu trabalho e de nos enternecermos com a sua criatividade.
Por último, e dedicado ao Dia Mundial da Poesia, recordo Sophia de Mello Breyner Andresen, que muito aprecio. Porque escolher um poema seu é sempre difícil, optei pelo mais alusivo a este dia, intitulado O Poema e incluído no Livro Sexto (1.ª ed., 1962).
E assim, entre árvores e bosques… que a criatividade se manifeste e faça nascer poesia na nossa vida!
Pormenores de imagens retirados respectivamente de:
http://institutoip.com.br/home/dia-da-arvore-preservar-a-natureza-e-valorizar-a-vida/
https://www.sharon-nowlan.com/
https://escritores.online/escritor/sophia-mello-breyner-andresen/
Um inspirado tríptico de imagens e três excelentes exemplos, para outros tantos temas do dia de hoje, terminando numa frase síntese que torna tudo redondo e coerente. Gostei muito.
É nessa tua última frase, e na criatividade para o dia-a-dia, que se baseia este video. E embora a poesia não esteja explícita, está na verdade implícita no gesto, no pensamento, no brincar com as ideias, objectos e palavras, no modo de estar e encarar a vida.
LikeLike
Muito criativo o video que inseriste!
Como bem referes, não sendo poesia é um belo poema de cor, gestos, movimento, palavras, desejos, subtilezas, etc. Perfeito para lembrar a criatividade do dia.
Ainda bem que apreciaste a minha trilogia, que também ajudaste a construir na vertente da criatividade! Obrigada!
LikeLike
Que belo trio!…Natureza, Criatividade e Poesia… gosto de cada uma delas e de todas misturadas… ❤
LikeLike
Sim, fazem um belíssimo conjunto e são um bom “alimento” para a nossa sensibilidade!
Bjs e um dia bom!
LikeLike
Natureza, poesia e criatividade… são todas essenciais na minha vida. Adorei as fotos.
LikeLiked by 1 person
Uma trilogia que alimenta os sentidos, a alma e também a necessidade de exteriorizar/partilhar o que nasce dentro de nós. Acho que estamos em sintonia!
Muito obrigada pela presença e comentário!
LikeLiked by 1 person
Que presentes lindos
LikeLike