olá verão!

 

IMG_3857a

 

A repetição dos ciclos da natureza marca o tempo da nossa vida. Entre um solstício e outro passam seis meses…até ao seguinte outros seis….o que na prática significa um ano que fluiu em nós como um vento, por vezes brisa, por vezes vendaval.

Hoje, no hemisfério norte, damos as boas vindas a um novo Verão e ao dia com mais horas de luz do ano. Para outros será o oposto. E para os que vivem nos extremos norte e sul desta belíssima esfera viajante do espaço, haverá respectivamente 24 horas de sol ou 24 horas de sombra.

Nesse instante que acontece precisamente às 11h 07m de hoje, os sensores da pele e da retina de quem habita nos quatro “cantos do mundo” estarão a receber informações totalmente diferentes. A relatividade da vida está aqui bem expressa: todos estamos certos, sentindo sensações diferentes ou até opostas!
Que bom seria que esta constatação fosse bem mais ampla e abrangesse outros campos que separam a humanidade! Ou que a diversidade fosse tão naturalmente aceite!

Voltando ao tema de hoje, e ao Verão…

…nos últimos dias, uma irrequieta e instável Primavera foi surpreendida por um calor repentino, abafado, tropical e que deixou o ar quase irrespirável. O corpo não apreciou tão brusca mudança e relaxou. O cérebro, pelo contrário, activou as sinapses e os processos do pensamento mas, curiosamente, orientando-os apenas numa direcção: vontade de férias e de descanso!

Sendo o Verão um tempo de energias positivas, simbolicamente um tempo em que a luz supera as trevas, que essa imagem seja nossa mentora mesmo quando cansados e precisando urgentemente de parar e de descansar. Que se reflicta nas pequenas coisas, no detalhe, na vontade de sentir, de estar, de partilhar. De dar algo.

É esse o desejo que me acompanha hoje…aqui… neste cantinho europeu… neste recanto do mundo…neste Universo infinito em que somos apenas um ínfimo ponto….

…e neste dia em que o Verão decidiu nascer cinzento, ventoso e chuvoso em Portugal!

 

DSC_0553

 

A vida é sempre uma surpresa!

Para uns, que seja um bom Verão…e para outros um Inverno de aconchego!

 

 

 

 

Advertisements

4 thoughts on “olá verão!

  1. e por aqui, inverno. desejo que o verão seja com clima civilizado, tranquilo e possa fazer felicidade a quem o viver. o inverno, espero que realmente seja inverno. o outono pelo menos assim o foi, ameno/frio intenso. um lindo e belo verão, Dulce. o meu abraço.

    Like

    1. Por aqui está tudo tão estranho!
      Nestes dois primeiros dias de Verão, fortes tempestades de chuva, trovoada e granizo caíram no norte de Portugal, causando muitos estragos na agricultura e prejuízos noutras áreas, algo que é deveras incompreensível e fora do normal nesta época.
      Enfim…pelo menos que seja um tempo de equilíbrio dentro de nós!!
      Obrigada pelas palavras e desejo um tranquilo fim-de-semana!

      Like

  2. “os sensores da pele e da retina de quem habita nos quatro “cantos do mundo” estarão a receber informações totalmente diferentes.”

    Você sente o tempo com primazia, e nos faz sentir também.

    Like

    1. Pois….gosto do tempo-meteorológico, de ver imagens satélite, de as comparar com a realidade…e gosto muito de sentir as estações na pele…
      Por outro lado, com o tempo/tempo… tenho uma certa “urgência” de viver, tentando aproveitar o mais possível o tempo que esta vida me oferece e que cada vez passa mais rápido. E gosto de celebrar datas e momentos!
      Ou seja, o “tempo” está sempre muito presente na minha vida e, sempre que possível, gosto de partilhar o que ele me faz sentir.
      Muito obrigada pelas suas palavras!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s