eclipse

 

IMG_0162

 

Gosto de olhar para o céu e de apreciar o que ele me oferece, seja para alimentar a minha vertente de meteorologista ou aquela parte de mim mais sensível, “aérea”, criativa e que me leva facilmente a divagar.

As nuvens, as tonalidades do céu, o ciclo do Sol, a noite e as estrelas, ou a Lua nas suas fases, provocam-me naturalmente momentos de paragem e de quietude. Por vezes de reflexão mais profunda, dependendo da “fase” em que me encontro.

Ontem, perante a perspectiva de um eclipse de Lua total e a previsão de um céu sem nuvens, aliei-me ao evento de alma e coração, aproveitando o facto de minha casa ter uma ampla vista para oriente. Montei então a máquina fotográfica no tripé e acompanhei este momento astronómico, tendo em conta as limitações do equipamento que possuo.

Mas isso era realmente o menos importante, porque em qualquer jornal ou noticiário de hoje aparecerão imagens lindíssimas e perfeitas da Lua e do seu eclipse total. O que me agrada mesmo é o facto de ter presenciado atentamente algo que, com estas características já não se repetirá no meu tempo de vida, e de o ter registado passo a passo, o que ainda não acontecera nos meus sessenta anos de existência.

As imagens registam, mas a memória não esquecerá. E neste tempo de vida do eclipse, à medida que o sol ia iluminando a Lua pensei em muita coisa. E pensei na minha vida…na vida de cada um de nós… e na importância de tentarmos transformar e/ou sublimar em Luz aqueles lados mais escuros que nos constroem. Passo a passo… como a sequência de imagens que ontem captei.

 

luas

 

Marte, o planeta vermelho, foi o guardião da Lua nesta aventura, apenas especial para o humano olhar. Subiu o horizonte perto dela e, muito brilhante, manteve-se a seu lado após o eclipse.

Tranquilamente, a Lua, Marte e este pontinho de terra que nos abriga continuarão as suas rotas neste infinito espaço. E nós, mais ou menos tranquilos, continuaremos as nossas vidas.

 

IMG_0225

 

Que este seja um tranquilo fim-de-semana!

 

 

 

10 thoughts on “eclipse

  1. Adorei Dulce.
    Acho que o momento de ontem vai ficar para sempre registado nas nossas memorias e corações. Com todos os sentimentos que nos trazem e todas as reflexões.

    Permite-me dizer as suas fotos ficaram incriveis! As minhas são de rir, o tripé anda perdido no topo de um armário por isso escolhi deitar-me no chão. Depois faltou-me a experiência de mexer em aberturas de iso, e essas circunstâncias que quem tira fotos sabe… 😉 dá para imaginar o que saiu. Uma delas até a denominei quase como que “seres de outro mundo” devido à quantidade de luas na mesma foto. Ao menos deu para rir um pouco.

    Um beijinho grande.
    P.s. ja estou menos chateada com as palavras 😚

    Like

    1. Sem duvida que será um momento que não esqueceremos.
      Quanto às fotos, tendo em conta o amadorismo, não saíram nada mal. Mas valem especialmente pelo envolvimento que me proporcionaram. E o tripé é mesmo essencial!
      Obrigada pela presença…e palavras tranquilas.
      Desejo uma boa semana!

      Like

  2. Lindas fotos!
    Não consegui ver o eclipse, então obrigada por compartilhar
    este momento de pura energia.
    Abraços,
    G.

    Like

    1. É muito fácil a mente e a imaginação nos levarem a associações/relações perante fenómenos desta natureza. Talvez porque a energia que emanam seja forte e nós permeáveis a ela.
      Grata por comentar e desejo uma boa semana!

      Like

  3. Ver a sombra da Terra projectada na Lua e seguir seus movimentos através dela …e nós nela…é incrível!!
    Eu também vi e senti, as tuas imagens Dulce são maravilhosas.
    Um beijinho

    Liked by 1 person

    1. Sim…e nós nela… uma bonita e poética imagem!
      Como eu gosto de dizer em diversas situações: esta valeu bem e já ninguém nos tira!!
      Bj e obrigada pelas tuas palavras.

      Like

  4. Que belo registo fotográfico…! Como te disse, estive na sala de cinema durante o eclipse… e assim com as tuas óptimas fotografias sequências já fiquei actualizada 🙂 Obrigada!
    Estes movimentos celestes são sempre mágicos 🙂

    Like

    1. Mágicos, envolventes e especialmente únicos!
      As minhas fotos são relativamente elucidativas, mas no próximo evento astronómico….vai ao cinema no dia seguinte!!
      Esta “lua de sangue” foi bem bonita…
      Bjs e obrigada!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s