Voltando à Ria Formosa e aos dias aí partilhados…
…fascinou-me a vastidão, o silêncio húmido e o cheiro a mar dos areais durante a baixa-mar, assim como os passeios sem tempo nem objectivo percorridos naquele ínfimo e simultaneamente tão amplo ponto do planeta.
Nesse deambular, com o corpo seguiam o pensamento e o olhar, por vezes muito perto e íntimos, ou naturalmente seguindo rumos diferentes. A liberdade era total.



Nesses passeios, deliciaram-nos as aves que vagueavam pelo ar, mar, terra ou beira-mar. Gostamos dos seus sons, movimentos, tácticas, e do tempo que exigem ao nosso sentir para não as perturbar.
Afinal, aquele espaço é mais seu do que nosso e por isso, há que o respeitar.





Tranquilamente permanecemos em praias silenciosas onde as palavras dos outros estavam longe e não chegavam ao nosso entender. No ar, apenas o chilrear das aves, o som das pequenas ondas ou, pontualmente, o ruído de um barco que passava.
E no corpo, banhos de sol e de mar!



Retenho ainda a diversidade de trajectos realizados a pé, as distâncias percorridas em barcos de dimensões variadas consoante o destino escolhido, ou os locais em que a componente cultural e de aprendizagem esteve sempre ao lado da paisagística.





E por fim, quando a noite chegava, ali estavam as estrelas bem visíveis e sem as luzes citadinas para as ofuscarem, desejando-nos naturalmente uma boa noite de descanso.

Na generalidade, foi isto o que a Ria Formosa nos ofereceu: muito espaço… muito céu… muitas estrelas… muita natureza… muito mar…e muito, muito ar para respirar!
E outros pormenores captados pelo olhar, que integrarão outro post a publicar!
Quando divide algo assim, passeamos contigo. Muito lindo! Obrigada.
LikeLike
Fico contente por o post ter permitido…um passeio de fim-de-semana. Obrigada pelo comentário e, já agora, uma boa semana!
LikeLiked by 1 person
post que me trouxe muita paz. lugar maravilhoso. se um dia for a Portugal, ficarei muito feliz em conhecê-lo. muito obrigado. o meu abraço.
LikeLike
Ainda bem que consegui transmitir essa tranquilidade, porque foi realmente esse o verdadeiro sentir destas férias.
Estou certa que também o apreciaria.
Obrigada pelas suas palavras e desejo uma excelente semana!
LikeLike
Bem, que maravilha de fotografias!! E que tranquilidade…. percebe-se bem que foram umas boas férias 🙂
LikeLike
Podes crer que foi tudo isso!
Bjs e um dia bom!
LikeLike