virtual solidão

 

6

 

São imensos os conteúdos que circulam por este virtual mundo sem fronteiras. Entre o interessante e o absurdo tudo existe, cabendo ao bom senso de cada um dar ou não continuidade ao que lhe chega à caixa de e-mail.

É essa perspectiva que me leva a não travar a viagem das ilustrações constantes neste post e provavelmente já do conhecimento de muitos de vós.

Contudo, decidi “reenviá-las” através do blog pois considero que a mensagem é importante, apesar de pontualmente exagerada. Com humor, tocam numa realidade que é também um pouco nossa, quase todos portadores de um smartphone, iphone ou algo do género. Mais não seja para repensarmos a nossa atitude perante este “brinquedo” que nos liga ao mundo e simultaneamente nos deixa mais isolados.

 

3

 

5

 

7

 

13

 

2

 

1

 

8

 

9

 

4

 

10

 

12

 

(Não gosto de publicar imagens sem indicar devidamente a autoria. Neste conjunto, algumas ilustrações têm essa indicação, outras não tanto. Por isso, o meu pedido de desculpa aos autores não indicados ou cujo nome é pouco legível).

 

19 thoughts on “virtual solidão

  1. você faz colocação precisa e preciosa: a “realidade” virtual que, sem dúvida, nos leva à solidão virtual. por decisão de algum tempo, desligo o iphone 6 da tarde, o computador ainda fico mais tempo, vendo algum filme, ainda assim não todos os dias e aos poucos vou me afastando do blog, pois penso que devo trabalhar em outros projetos. gostei muito do post, muito apropriado e lúcido. o meu abraço e tenha você com sua família um feliz início de semana.

    Like

    1. Penso que todos nós já tivemos pontualmente a sensação de estarmos a “ser levados” por estas tecnologias. Temos que estar atentos, muito atentos. Os “likes” sabem bem, mas não podemos deixar que nos impeçam de pensar e evoluir mentalmente.
      Já o senti no Instagram, mas estou atenta.
      No blog não o senti, porque o tempo disponível é pouco e escrever seja o que for exige atenção e criatividade. Portanto a mente não fica “empedernida”, e isso é que é estimulante.
      Mas estas imagens fazem-nos no mínimopensar e ficar mais atentos.
      Obrigada pelo comentário e desejo igualmente uma excelente semana!

      Like

  2. Ainda hoje estive a reflectir no mesmo assunto Dulce. Li um artigo no público que, apesar de já ter pensado nele inúmeras vezes, me fez reflectir alguns conceitos de solidão e como começamos a criar a nossa própria solidão, por vezes mesmo acompanhados.
    Se me permites, deixo um link https://www.publico.pt/2018/11/04/p3/fotogaleria/calor-humano-nao-cabe-no-teu-smartphone-391013?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=391013
    Gostei bastante do post.
    Bom fim de semana.

    Liked by 1 person

    1. Muito obrigada Irina pela inclusão deste link, cuja projecto e imagens documentam muito bem um problema que afecta de forma galopante a nossa sociedade. As imagens são bastante contundentes… e bem mais reais que as ilustrações do post!
      Desejo uma boa semana!

      Liked by 1 person

    1. Não conhecia o trabalho deste fotógrafo, mas apreciei bastante o que vi. E o facto de serem duas pessoas a referi-lo aqui nos comentários é bom, o que significa que a mensagem e a sensibilização que ele pretende com as fotos se vai espalhando.
      Obrigada Augusta, e desejo-te uma boa semana!

      Like

Leave a comment