árvores com história

 

arvore 2

 

Estando a ocorrer mais uma vez a votação online para a eleição da árvore portuguesa do ano, não poderia deixar de o mencionar neste blog. A ideia é escolher a árvore com a história mais interessante, o que não significa que seja a mais bonita. Posteriormente a vencedora irá participar no concurso europeu Tree of the year 2019. Recordo que em 2018 Portugal venceu este evento com o sobreiro assobiador de Águas de Moura (Marateca, Palmela).

A imagem inicial deste post pertence a uma das árvores a concurso. É uma Tuia-gigante, talvez sem a história mais bonita mas é sem dúvida imponente e vive há cento e cinquenta anos no Parque da Pena, na Serra de Sintra. Escolhi-a simplesmente porque entrou no meu olhar há mais de quatro décadas e, desde então, sempre que a visito consegue deslumbrar-me com a sua mística, expressividade e elegância. Diria que a escolha desta imagem foi feita com o coração!

A votação racional… termina no próximo dia 21 de Novembro. Mesmo que não votem, vale a pena conhecer estas histórias da natureza!

 

Imagem retirada de https://portugal.treeoftheyear.eu/Trees/Tuia-gigante

 

 

 

20 thoughts on “árvores com história

    1. Esta imagem que seleccionei do site da votação online foi a que mais me cativou. Ela transmite um pouco da magia da Serra de Sintra e daquele parque que envolve o Palácio da Pena. É um lugar que faz parte da minha vida!
      Obrigada pela presença.

      Liked by 1 person

    1. Esta é uma árvore poética… que comunica sem palavras…que nos leva a viajar pelos seus troncos e contornos…que nos conta a sua história…
      Não sei se a Fernanda a conhece mas…quando tal suceder, acho que lhe vai fazer um poema!
      Obrigada por comentar!

      Liked by 1 person

  1. Que árvore maravilhosa – com história e beleza para mim. A beleza está nos olhos de quem vê, certo? (What a wonderful tree – with history and beauty to me. Beauty is in the eyes of the beholder, right? ) 🙂

    Liked by 1 person

    1. Eu diria que a beleza se reparte entre o nosso olhar e aquilo que é olhado…
      Há tanta coisa em que o nosso olhar não consegue encontrar beleza por mais que tente!
      Grata pela sua presença, agradeço também o comentário!

      Liked by 1 person

      1. Verdade. É relativo e todos nós vemos isso de forma diferente. A profundidade da beleza não pode ser descrita. (True. It is relative and we all see it differently. The depth of beauty cannot be desribed. ) 🙂

        Liked by 1 person

    1. Claro que a conheces…mesmo que não te lembres!
      Como sabes, o primeiro passeio que deste depois de nasceres foi à serra de Sintra quando tinhas duas semanas. Depois, quase todos os fins-de-semana íamos passear para Sintra, especialmente para o parque da Pena onde se encontra esta tuía.
      Na tua infância passaste por ela algumas vezes…mas, nessa época, a brincadeira devia ser mais interessante que a beleza desta árvore!
      Visita-a quando puderes. Talvez recordes in loco…
      Bjs e obrigada!

      Like

    1. Apesar da disponibilidade não ser muita, tento alimentar este “descendente” com cuidado e partilhando o que considero poder ser partilhável num blog. Ou em qualquer outra rede social!
      Prezo saber que apreciou o que aqui encontrou. Obrigada pela presença e palavras.

      Like

  2. Parece ser uma belíssima árvore, sem dúvida.
    Quando morava no Brasil, as vezes, quando voltava tarde para casa, passava por uma rua que tinha grandes árvores dos dois lados. Não era movimentada. E no verão, à noite, parava e olhava para cima, por entre as copas delas, e sentia-me numa savana… rs
    As coisas que nos marcam…

    Liked by 1 person

    1. São importantes estas imagens e memórias que guardamos. Eu guardo muitas de Sintra e da sua serra.
      Sim, esta árvore é belíssima pela diferença. Se ainda não a conhece, recomendo um passeio ao parque da Pena para a apreciar ao vivo.
      Obrigada pelo comentário!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s