no outono…

 

IMG_1593ab

 

…cada folha caída de uma árvore tem uma história de vida.

Saberá…

…o sabor do sol
…a frescura da chuva
…como é o vento que a abanou com ternura ou violência
…talvez a sensação provocado por um insecto na sua pele
…ou o calor de um pássaro que perto se abrigou e ela carinhosamente protegeu.

Saberá ainda o que é a partilha, a igualdade e o viver com as demais por um objectivo comum. Nesse estar, sentiu os dias com alegria e as noites sem medo, foi cúmplice em muitos momentos e, talvez, também de alguns segredos sussurrados na sombra da árvore-mãe.

A folha da imagem nasceu na Primavera, viveu no Verão e, neste Outono, perante o meu olhar fez um elegante voo e caiu num dos lagos do Jardim da Tapada das Necessidades em Lisboa. Surpreendente é a vida que lhe ofereceu tal epílogo e a possibilidade de saber o que é flutuar…

Discretamente, talvez termine aqui a sua história…

Será?

 

 

14 thoughts on “no outono…

  1. O video que te deixo não é na Serra de Sintra, mas podia ser.

    Hoje passei o dia na Serra e, ao ler o teu post, lembrei-me que um dia, enquanto escrevia num caderno de apontamentos junto do lago do parque, uma pequena folha outonal desceu e pousou no pedaço de papel em que escrevia.

    Nesse dia também ela foi a protagonista da história e fez-me companhia. Guardo-a desde então nas folhas desse caderno. Foi no dia 16 de Novembro de 1996.

    Like

    1. Que pensaria essa folha se fosse pensadora:
      – que está prisioneira do tempo há 22 anos?
      – ou que teve a sorte de fazer uma vivência diferente?…

      Este video que inseriste, mostra a beleza elegante do Outono. Beleza harmoniosa e silenciosa que o nosso olhar se esquece de apreciar devidamente. Mas é uma dança tãaaao bonita!

      Obrigada Zé pela partilha e…volta sempre com os teus detalhes!

      Like

    1. Que querida Fernanda!
      Os poetas gostam de brincar com as palavras e os seus sentidos. Aqui, a poetiza Fernanda fez um delicioso jogo com palavras homónimas.
      Também eu desejo que as minhas folhas voem durante muitos Outonos da Vida!
      Muito obrigada!

      Liked by 1 person

  2. sou suspeito: embora seja filho do verão, é no outono que me realizo. estação que tudo o que você escreveu e sempre com uma possibilidade de continuar. aproveito a carona da folha e navego em meu imaginário. um abraço e o desejo de feliz dia.

    Like

Leave a comment