vida aventura

IMG_0821a

Há quem aprecie insectos e quem os deteste.

Eu gosto, numa relação inversamente proporcional ao gosto que eles demonstram pela minha pele. É claro que uns são mais interessantes do que outros mas, na generalidade, aprecio a sua leveza, subtileza, resistência, função e, em muitas espécies, a beleza.

Muito recentemente, um insecto diferente dos habituais decidiu entrar em minha casa. Era noite quando o encontramos na dispensa e, parecendo morto, ficou sobre a mesa a fim de o observar melhor no dia seguinte.

De manhã, bem vivo, passeava tranquilamente na superfície onde o deixara. Percebi que era bonito, mas só a sessão fotográfica que se seguiu revelou a textura e as cores metalizadas do seu corpo. Algumas pesquisas realizadas levam-me a supor que se tratava de uma Chrysolina americana Linnaeus, 1758

Depois….

…transportado numa pequena caixa levei-o cuidadosamente para um jardim e depositei-o num canteiro com flores. Não sei se o local foi do seu agrado ou se terá ficado aborrecido pelo facto de eu contrariar o seu esforço na busca de um tecto…

…contudo, não tenho dúvida que escolheu a habitação certa para tal aventura. Para além de encontrar gente amigável que lhe poupou a vida e o apreciou, ainda foi fotografado e irá perdurar num post, algures no éter…na “nuvem”…ou por aí…

Até na vida de um insecto, há dias em que as energias e o destino estão de acordo!

IMG_0829a

IMG_0842IMG_0856

 

 

 

 

17 thoughts on “vida aventura

  1. Que lindo! Aqui tenho desse também, além de outros. Já deve ter visto em minhas fotos as variedades de insetos que moram aqui no meu quintal.
    Beijo

    Like

    1. A natureza no geral e os insectos em particular, “agradecem” certamente o facto de os apreciarmos e de os olhar com curiosidade e atenção.
      Muito obrigada por comentar.
      Entretanto …desejo uma boa semana!

      Like

  2. Estes dias encontrei uma Joaninha na rua, e tirei umas fotos… Eu sou daqueles que acho todos os serres vivos belos, mesmo aqueles que, por uma razão ou outra, vão sofrer as consequências de se atravessar no meu caminho… 😛 haha

    Like

    1. Pois compreendo…
      Pessoalmente, no caso de insectos, gosto muito de quase todos…mas perante mosquitos e pulgas, não existe beleza! É uma questão de sobrevivência!!
      Acho que estamos a falar do mesmo sentir!
      Obrigada.

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s