doce páscoa

IMG_3897

Num mundo em estranha turbulência, o calendário cristão é pontuado por mais uma Páscoa e pela religiosidade a ela associada.

Mais do que a fé de cada um, é um tempo de boas energias porque as famílias se juntam na partilha de afectos, de novidades, de muitas iguarias e de uma doce disponibilidade.

No entanto, em muitas não é assim. Há famílias que são complexas como o mundo, em que há jogos de interesses, oportunismos e invejas, especialmente quando existem bens materiais em causa. Ou egoísmos que precisam de muito alimento.

Seja qual for o registo familiar em que nos integramos, tentemos favorecer a coesão e a partilha. Com ou sem religião associada. Apenas a partilha de algo genuíno, de uma boa energia que possa sair de nós na direcção dos outros e ser bem recebida, apesar das diferenças que sempre nos separam.

É isso que farei no meu pequeno e tranquilo circulo familiar!

E desejo o mesmo a todos vós!

Boa Páscoa!

 

 

 

12 thoughts on “doce páscoa

  1. Ah… Sabe, as vezes, muitas vezes, acho eu, a paz só pode ser encontrada pelo afastamento. Nem sempre a família é quem pensamos que é. Curiosamente, já não celebro datas. Mentira, há duas que celebro. Natal e Ano Novo.
    Natal é uma tradição. Nada mais que isso. Mas uma tradição tão forte e arraigada que tem de ser comemorada. Ainda que não comemore nada.
    O Ano Novo é a única data que para mim tem significado. É o fim de um ciclo. É o recomeço de outro.
    E ainda assim, temos a Páscoa. A minha acontece todos os dias. Todo dia eu acordo e penso: Hoje vai ser diferente. Vou começar de novo. E só. 🙂

    Liked by 1 person

    1. Para já obrigada por partilhar o seu sentir.
      Cada um de nós é o fruto de um percurso cheio de vivências/experiências, boas ou menos boas. É assim vamos construindo a nossa “verdade” e agindo de acordo com ela.
      Pessoalmente dou muita importância ao “tempo” do calendário e às suas datas. As tradicionais, ou as mais pessoais, como o aniversario.
      Todas elas marcam ciclos na nossa vida, alertam-nos para o tempo que passa e para a necessidade de estarmos atentos. Ajudam-nos a equacionar o nosso caminho, a fazer “pontos da situação”, a mudar ou a continuar.
      Creio que essa ideia de “Todo o dia eu acordo e penso: Hoje vai ser diferente. Vou começar de novo” é algo stressante e cria ansiedade, porque não dá tempo aos ciclos, não dá tempo ao tempo de se manifestar em nós. Recomeços diários não dão tempo a ver resultados, a colocar metas e a cumpri-las.
      Pessoalmente, o ciclo mais importante é o aniversário, porque é um tempo que marca “esta minha passagem ” nesta vida. Apesar dos sessenta que tenho, continuo a gostar muito de fazer anos.
      E tenho a sorte da família estar presente e gostar de partilhar todos esses momentos, sejam os pessoais ou os tradicionais.
      Resposta longa, mas é um assunto que chama as palavras!
      Desejo uma tranquila semana!

      Liked by 1 person

      1. Os ciclos acontecem, apesar de nós, não obedecendo ao calendário, num acumular de pequenas coisas que nos vão transformando. Um dia acordamos, olhamos para o nosso rosto refletido no espelho e pensamos: “Um dia eu tive 18 anos e pensei como seria ter 30, e hoje já tenho 42. O tempo passou e vai continuar a passar, pois não tarda nada é se eu sobreviver, em breve terei 50, e jamais pensei ser isso possível…”.
        Daí que eu naturalmente me dasapeguei dos ciclos. A vida é fluida, escorre de forma contínua. Não sabemos nada do amanhã a não ser aquilo que imaginamos. Por isso hoje penso no hoje. Amanhã pensarei no amanhã, e quando calha penso no que já passou. Sem pressa de chegar à linha final. Mas tem razão quanto ao stress. Ele pode existir. No meu caso ele cessou quando eu percebi a fluidez da vida e que ela não pode ser parada ou desacelera da. Ela acontece, é todo dia eu acordo disposto a ser melhor. Na maioria dos dias eu falho, mas quando olho para trás, percebo que correções pequenas, todos os dias, são mais fáceis e mais duradouras do que ter de fazer correções maiores de tempos em tempos. Eu hoje acordei. Amanhã quem tem certeza? Beijinhos e uma boa semana (e feriado 😉)

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s