de regresso…

 

IMG_6438a

 

…começo por agradecer a todos os que apreciaram o meu ultimo post e nele deixaram de uma forma mais ou menos objectiva o desejo de umas boas férias. Neste momento já não tem sentido responder individualmente a esses comentários, pelo que o faço colectivamente, agradecendo a vossa gentileza.

Para cada um de nós, e dependendo de várias situações, o termo “boas férias” terá uma leitura diferente. Ele é suficientemente ecléctico para, em termos práticos e entre inúmeras possibilidades significar uma viagem pelo mundo…..o prazer em percorrer uma região do país fora da rapidez e da “efemeridade” das auto-estradas…. ou apenas ficar num mesmo lugar a descansar e a usufruir de um tempo de tranquilidade mais ou menos absoluto. E férias pode ser simplesmente o quebrar das habituais rotinas.

No momento em que escrevo estas linhas, reservo-me ao prazer de ainda estar em férias, mas agora em casa. O tempo anterior foi de estrada, de quase dois mil quilómetros partilhados com o meu companheiro, de muitos lugares novos e outros revisitados, de descobertas, de surpresas… e de muita, muita natureza!

A decisão de nada publicar durante duas semanas foi uma premissa que impus a mim própria. Porque não queria o computador no meu olhar nem o blog na minha mente. Como um “filho”, um blog acaba por nos absorver e por capitalizar muita da nossa energia. Queria liberdade de tempo e de compromissos. E foi com esse espírito que parti para férias.

Contudo…

… tal como um filho se aloja na alma, na pele e é uma parte de nós para toda a vida, também o blog se “entranha” nos nossos sentidos, olhar, pensamentos, etc. E assim, naturalmente e sem avisar, ele apareceu sorrateiro associado a uma imagem, a um momento ou lugar, a um detalhe ou sensação.

E com ternura voltei discretamente a este meu espaço em vários momentos, como exemplificarei de seguida.

Assim…

…recordei a natureza artista quando o olhar se cruzou com a expressiva árvore da imagem com que iniciei este post ou ainda com o tronco da fotografia abaixo, ambas captadas no Parque La Salette em Oliveira de Azeméis;

 

IMG_6445a

 

…em vários momentos os passadiços de madeira guiaram-nos por trajectos  ambientalmente mais sensíveis. Com eles eu viajei pela natureza mas igualmente até ao blog, seja aos posts já publicados sobre essas estruturas, seja ao conteúdo que futuramente partilharei sobre outros locais onde estão implantados;

 

IMG_6403a

 

…nas terras quentes de Trás-os-Montes recordei os afectos primaveris ao encontrar este casal de percevejos (Pyrrhocoris apterus, Linnaeus, 1758 ), que indiferentes à agreste envolvente continuavam a sua actividade reprodutora ou, quiçá… talvez partilhassem apenas um afecto veranil!

 

insectos 2

 

…foi na periferia da albufeira da Barragem do Azibo (Bragança), que encontrei o lilás de lisboa, não em flores de jacarandá mas nos  vários arbustos de alfazemas que ali espalhavam a sua cor e odor;

 

IMG_5779a

 

…também o humor dos dias esteve no meu sentir e pensamento através das mudanças imprevistas da meteorologia, seja no sol aberto e calor difícil, no fresco desejado, numa inesperada trovoada, na efémera chuva ou no irrequieto vento. Tudo a natureza nos ofereceu!

 

IMG_5989a

 

…este belíssimo castanheiro descoberto num recanto do Parque Nacional de Montesinho trouxe à minha memória o post sobre a árvore europeia do ano. Esta árvore nunca terá certamente esse título, mas proporcionou um encontro cheio de boa e centenária energia!

 

IMG_5993a

 

…e na cidade  de Pinhel, no distrito da Guarda, encontrei o galo do meu cata-vento pousado no cimo da torre de uma Igreja. E sinceramente…pareceu-me tranquilo e bastante feliz!

 

IMG_5378a

 

O que significa tudo isto?

Apenas que não somos estanques e que dentro de nós tudo se relaciona. Essencialmente, este blog sou eu, o meu olhar, o meu sentir e o meu pensar. Como tal, ir sem ele para férias é impossível…porque em muitos momentos ele me apareceu com um sorridente “olá! Talvez as férias tenham sido apenas do computador!!

Por último…

…como sucedeu em anos anteriores, farei outros posts partilhando locais e detalhes destes dias de viagem. Sem tempo nem pressa…porque o tempo ainda é de férias!!

 

(E calmamente também começarei a acompanhar as vossas publicações!)

 

 

 

Advertisement

7 thoughts on “de regresso…

  1. You were smart not to post for a few weeks – because yes, the blogging world demands our attention, as you described so well. But as you said, even without posting we take it with us. I suppose it makes no sense to worry about it. It is our creative life, constantly alive.
    The way you describe your vacation is poetic – you put a lot in just a few words and pictures. I admire that!
    The leaning tree! That shows us so much wisdom about age and persistence, doesn’t it? And I love the cut stump on the floor, surrounded by beautiful little flowers. Also the sky … the insects in their perfect symmetry … the big tree … so I’m looking forward to more … and I’m glad you’re holding vacation time for a while.

    and google translate says:
    Você foi esperto em não postar por algumas semanas – porque sim, o mundo dos blogs exige nossa atenção, como você descreveu tão bem. Mas como você disse, mesmo sem postar nós levamos conosco. Eu suponho que não faz sentido se preocupar com isso. É a nossa vida criativa, constantemente viva.
    A maneira como você descreve suas férias é poética – você coloca muito em apenas algumas palavras e imagens. Eu admiro isso!
    A árvore inclinada! Isso nos mostra tanta sabedoria sobre idade e persistência, não é? E eu amo o toco cortado que está no chão, cercado por belas flores pequenas. Também o céu … os insetos em sua perfeita simetria … a grande árvore … então estou ansioso por mais … e fico feliz que você esteja segurando o tempo de férias por um tempo.

    Liked by 1 person

    1. I believe that this “vacation”, as I wrote, was essentially a time away from the computer! And from that “look” that he always attracts …
      Physically, I think this remoteness is very important!
      But as you well wrote, our sensitivity and creativity does not go on vacation and, on the contrary, can be even more alert. So … the blog goes on vacation with us!

      I am always pleased when someone appreciates my photos! Thank you very much!

      Liked by 1 person

      1. I definitely appreciate your photos, and the whole post – it’s very much one piece, text and photos. When I go on vacation – or when I travel, because I’m retired now, so I don’t think of it as vacation – I don’t take a laptop. I look at my phone but not a lot. Mostly I use it to find places and information. The rest has to wait. It’s very good to be away from the computer, and it would probably be great to do a retreat from all of it, but for now, it’s good enough to be away from the big screens and blogging for a while. 🙂

        Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s