a água no mundo

 

 

Há alguns anos, Matt Damon (actor) e Gary White uniram esforços e uma forma de pensar semelhante para criaram a organização global Water.org , baseada na filosofia de que o acesso a água potável pode transformar problemas em potencial, seja desbloqueando a educação, desenvolvendo a economia ou melhorando a saúde.

Aliaram-se a profissionais de vários países e de diversas áreas, o que lhes permitiu uma actuação mais global que neste momento já se estende a três continentes e melhorou substancialmente a qualidade de vida de muitas populações, em especial das mulheres que em certas regiões se deslocam durante horas para obter esse precioso liquido.

O video inicial deste post faz parte de uma das campanhas de angariação e de sensibilização promovidas por esta organização, neste caso com a Stella Artois, um dos seus parceiros. Estes poucos minutos são essencialmente um alerta sobre a importância da água e para a nossa insensibilidade sobre esta questão, certamente provocada pela facilidade com que abrimos uma torneira e temos toda a água disponível, seja para consumir… seja para estragar.

O video que se segue, também elaborado para essa campanha, mostra de que forma uma maior facilidade na obtenção de água pode ser importante na vida de alguém e de uma comunidade.

 

 

Todos sabemos que a questão da água é um assunto crucial na vida deste planeta.

Basta estarmos atentos à forma como ele reage quase diariamente a uma evidente falta de senso, de respeito e de humildade de todos nós, especialmente daqueles que, pelo seu poder e influência, mais atenção deveriam ter.

 

(Obrigada Manuela!)

 

 

 

11 thoughts on “a água no mundo

  1. Muitos locais aqui na Alemanha alertam para a falta d’agua. Vide a reportagem da DW anexa. Nesse verão na minha região (Hessen) o caminhão dos Bombeiros estão passando a avisar para se fazer economia se não vai faltar. Algo que não tinha visto nesses 4 anos. No Brasil a seca é comum no verão no Sudeste, e, constante no Nordeste.
    A natureza avisa… O que mais me chamou atenção no vídeo foi a fala “Meu tempo é valioso para esperar”. O que será do tempo sem água?

    Liked by 2 people

    1. As prioridades podem ser tão relativas, não e´?
      Estamos a começar a perceber uma realidade que tem sido apenas de outros, mas que vai tocar à porta de todos e desta Europa esbanjadora de recursos.
      Também em Portugal o grau de seca é extremo em algumas regiões. Há que começar rapidamente a agir, todos nós e todos os dias.
      Estes tipo de video “faz bem” e alerta as nossas consciências. E a actuação de organizações como a referida no video são realmente de louvar e para divulgar.
      Obrigada Cris pelo comentário e desejo um bom fim-de-semana!

      Liked by 2 people

  2. de alguma forma a quentão da água é de extremos. lembro o filme Waterworld, com Kevin Costner, onde a Terra é dominada pela água e a luta é por um pedaço de terra. bom, o degelo anuncia que cidades costeiras em um tempo não muito distante desaparecerão. todavia, a água potável será sempre a grande questão a ser resolvida por nós, e não mais deixarmos nas mãos de governos. oportuno o post. o meu abraço.

    Liked by 1 person

    1. O que está em causa neste video é a água potável e o que a sua presença/ausência significa para tantos. E ela vai escasseando em muitos lugares porque as alterações climáticas provocadas pelo homem impedem um regenerar equilibrado da natureza.
      Assunto complexo que é de todos, todos os dias, mas que muito depende de interesses politicos… e de politicos meio loucos! E essa é uma realidade difícil de engolir…
      Obrigada e um bom fim-de-semana!

      Like

    1. Felizmente que algumas pessoas investem o fruto do seu talento em vários campos de acção. Matt Damon é um bom exemplo disso.
      Quanto a nós, simples habitantes deste “mundo cada vez mais caótico”, tentemos poupar e valorizar esse precioso bem que nos sai sem esforço da torneira!
      Obrigada pela presença!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s