A esfera ocupa um lugar especial no mundo das formas.
É a única que não tem arestas, clivagens ou fronteiras. Apenas envolve, é suave ao olhar e ao tacto, e sempre parece guardar algo no seu interior. Talvez a resposta.
Sendo a que menos contacto necessita ter com a materialidade da terra, basta um ponto para que esteja sempre em equilíbrio. Talvez seja, por isso, a forma mais espiritual que conhecemos.
A penumbra é real em toda a superfície, não havendo uma única passagem brusca entre luz e sombra. Sendo a penumbra o mais puro estado de equilíbrio entre o claro e o escuro ou entre a luz e a sombra… então a esfera é, seguramente, a forma mais perfeita que existe.
Pelo menos para mim.
(Dulce Delgado, Agosto 2019)
Totalmente de acordo contigo 🙂 (sempre bonitos os teus desenhos <3)
LikeLiked by 1 person
Obrigada pela sintonia! Bjs doces!
LikeLike
“No presente, o agora, dentro do círculo, é a saída.” certa feita escrevi esta frase, olhando a fotografia de uma esfera na ponta dos dedos de um homem (postei no Chronos a foto). e ao ler teu texto, não apenas concordo como você se expressou com muita sensibilidade. texto magnífico. o meu abraço e muito obrigado por compartilhar tuas palavras.
LikeLiked by 2 people
Penso que uma esfera é sempre inspiradora e por isso a forma que mais facilmente nos transporta para além da realidade…talvez para a tal “saída” que o Fernando refere.
Este desenho, que já tem muitos anos, continua a mexer comigo. Hoje encontro nele alguns defeitos técnicos, mas continua a conter o meu sentir sobre esta forma que tanto aprecio. Há detalhes que são para toda a vida.
Obrigada pelo comentário e desejo uma boa semana!
LikeLiked by 1 person
Muito legal esse seu olhar, curioso e sensível, a respeito da esfera. Parabéns!!!
LikeLiked by 2 people
São tantas as coisas que nos rodeiam que são merecedoras de um olhar que pensa!
Muito obrigada por comentar!
LikeLike
Very interesting! I have never thought about spheres in this way. 🙂
LikeLiked by 1 person
There are shapes that attract us and make us think. For me the sphere has always been one of those shapes, since I was a kid.
And make this drawing, some years ago, was an attempt to capture and objectify the “mystique” of that shape…
Thank you very much and I wish you a great day!
LikeLike
I wasn’t sure if you had made the drawing too – thank you for telling me, because your careful attention is clearly evident here. It’s a great pleasure, doing this kind of drawing – it’s been a long time, but I did an egg once in this style, and it was very satisfying. You made the carefully seen drawing (a kind of worship, right?) and then went farther by thinking about what the shape means to you. 🙂
LikeLiked by 1 person
Just as a complement: all the drawings or photos accompanying the texts or poems published in the blog are mine
Those that are not mine appears always with the font source at the bottom of the page!
LikeLiked by 1 person
Texto maravilhoso!
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada Alda!
LikeLike