a esfera

Cópia de IMG_0285

A esfera ocupa um lugar especial no mundo das formas.

É a única que não tem arestas, clivagens ou fronteiras. Apenas envolve, é suave ao olhar e ao tacto, e sempre parece guardar algo no seu interior. Talvez a resposta.

Sendo a que menos contacto necessita ter com a materialidade da terra, basta um ponto para que esteja sempre em equilíbrio. Talvez seja, por isso, a forma mais espiritual que conhecemos.

A penumbra é real em toda a superfície, não havendo uma única passagem brusca entre luz e sombra. Sendo a penumbra o mais puro estado de equilíbrio entre o claro e o escuro ou entre a luz e a sombra… então a esfera é, seguramente, a forma mais perfeita que existe.

Pelo menos para mim.

 

 

(Dulce Delgado, Agosto 2019)

 

 

12 thoughts on “a esfera

  1. “No presente, o agora, dentro do círculo, é a saída.” certa feita escrevi esta frase, olhando a fotografia de uma esfera na ponta dos dedos de um homem (postei no Chronos a foto). e ao ler teu texto, não apenas concordo como você se expressou com muita sensibilidade. texto magnífico. o meu abraço e muito obrigado por compartilhar tuas palavras.

    Liked by 2 people

    1. Penso que uma esfera é sempre inspiradora e por isso a forma que mais facilmente nos transporta para além da realidade…talvez para a tal “saída” que o Fernando refere.
      Este desenho, que já tem muitos anos, continua a mexer comigo. Hoje encontro nele alguns defeitos técnicos, mas continua a conter o meu sentir sobre esta forma que tanto aprecio. Há detalhes que são para toda a vida.
      Obrigada pelo comentário e desejo uma boa semana!

      Liked by 1 person

    1. There are shapes that attract us and make us think. For me the sphere has always been one of those shapes, since I was a kid.
      And make this drawing, some years ago, was an attempt to capture and objectify the “mystique” of that shape…
      Thank you very much and I wish you a great day!

      Like

      1. I wasn’t sure if you had made the drawing too – thank you for telling me, because your careful attention is clearly evident here. It’s a great pleasure, doing this kind of drawing – it’s been a long time, but I did an egg once in this style, and it was very satisfying. You made the carefully seen drawing (a kind of worship, right?) and then went farther by thinking about what the shape means to you. 🙂

        Liked by 1 person

      2. Just as a complement: all the drawings or photos accompanying the texts or poems published in the blog are mine
        Those that are not mine appears always with the font source at the bottom of the page!

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s