novo outono

IMG_7626

Não recordo o local onde recolhi estas folhas no último Outono. Sei apenas que foi em solo lusitano e que me cativaram pelos tons que então possuíam. Levei-as para casa e coloquei-as numa taça, onde acabaram de secar, uniformizar a coloração e aí ficar. 

Passou o Outono…

…e depois o Natal e o Inverno…também a desejada Primavera e um estranho Verão….e há poucos dias, ao passar o meu olhar sobre elas consciencializei que um novo Outono estava a chegar…novamente…e com ele mais um ciclo de tempo. No meu tempo, no tempo de todos nós… e também destas folhas…

Destas velhas folhas que chegaram a um novo Outono!

O meu pensamento seguiu de imediato para a árvore-mãe de onde terão caído, estrutura viva que as viu nascer e crescer, e que as protegeu e alimentou. Neste momento, ela terá folhas semelhantes exactamente no local de onde estas partiram…

E então divaguei…

…terão as árvores saudades das folhas que partem dos seus ramos em cada Outono?

…sentirão a sua falta?

…será que, ao entrarem na dormência do Inverno, simplesmente esquecem essas filhas-voadoras?

…e mais tarde, quando “acordam” grávidas de Primavera, estará toda a sua energia  e foco apenas nos novas rebentos e nas folhas que vão nascer?

…haverá algum laivo de nostalgia do passado?

 

É no silêncio deste divagar outonal que desejo aos meus leitores uma tranquila mudança de estação, seja para o recolhimento do Outono ou para a expansão Primaveril.

E a estas velhas folhas, fica a promessa que no Outono que hoje se iniciou irão continuar o seu caminho. Por aí, num voo em dia de vento. Quem sabe…talvez até encontrem as suas mais recentes “irmãs de berço!

 

 

 

 

13 thoughts on “novo outono

  1. outono, estação da mais bela luz, das cores vivas e aos poucos esmaecendo, das manhãs encantadas e fins de tarde verdadeiras aquarelas…fiz muitos fotos de folhas assim, avermelhadas, tons já denunciando o seu fim seco, quase dourado, e dos plátanos que as geraram. olho sempre com carinhos para elas, representam muito nessas transições do tempo. e nos escolhem para serem acolhidas como fizestes com essas duas. a beleza natural que revela bem lá no fundo da sua alma, todos os ciclos da nossa vida. muito sensível o post, e sobretudo significativo. um abraço, Dulce, e tenha um feliz outono.

    Liked by 1 person

    1. Sim, talvez elas nos escolham…e inconscientemente nós somos simplesmente atraídos por essa escolha.
      Gosto dessa perspectiva de ser a natureza a “decidir” algumas das nossas opções/acções/atitudes. Afinal somos apenas pequeníssimos pontos desta causa maior.
      Como escrevi na resposta ao comentário anterior, o Outono tem uma beleza única para os sentidos mas, para o corpo, é a estação mais difícil. A mudança de ritmo e de energia é brusca e ele ressente-se.

      Muito obrigada mais uma vez pela sensibilidade do comentário, e desejo sinceramente que neste início de Outono lhe chegue às mãos aquela “folha” com a notícia que mais deseja neste momento da sua vida!

      Like

  2. A lovely meditation, my friend. I’d like to think the tree releases the leaves willingly, without a care, and the leaves go on to nourish the soil, unless they happen to be picked up by a sensitive human who brings them inside and sets them down, only to find them again and be prompted to spin a story that drifts out beyond any place the leaves could have gone. 🙂

    Liked by 1 person

    1. I think it was my motherly aspect that came up when those thoughts appear…
      And I like the idea that those leaves had a different experience before they made their way back to nature. They got “richer”!
      Thank you so much for commenting and appreciating!

      Liked by 1 person

  3. Tão belo o Outono, esta renovação. Mais um ciclo, para um novo florescer, um novo acordar. Considero o Outono uma Estação muito bonita.
    Um feliz Outono para a Dulce.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s