em dia de s. martinho…

castanha

…e das deliciosas castanhas a ele associadas, volto pela quarta vez a este tema desde que em 2016 iniciei o blog, reflectindo uma tradição que o tempo continua a guardar e que na minha família gostamos de celebrar.

Por questões logísticas, este ano o habitual encontro aconteceu de véspera, ontem portanto. Em volta da mesa os presentes e os ausentes, e em cima da mesa, para além das castanhas, outras iguarias tradicionais como o quente caldo verde, o chouriço e a batata doce assada, a tábua de queijos, as azeitonas, o doce de abobara e outros complementos que sempre aparecem para adoçar o evento.

O vinho acompanhou o degustar dos petiscos e o ritmo da conversa. Ele não foi “o primeiro vinho maturado do ano” como mandaria a tradição para esta data. Porém, não havendo agricultores ou vinhas na família, recorre-se ao supermercado onde a escolha é vasta. Também a jeropiga, um licor de vinho doce típico desta época esteve presente na hora de degustar as castanhas.

Da tradição faz parte um brinde colectivo, um tchim-tchim direccionado aos presentes, à saúde, à Vida e aos projectos pessoais. E ao mundo também, porque bem precisa de boas energias! Intimamente lembramos ainda os ausentes, já falecidos ou não. Afinal eles são as nossas raízes, o tronco de onde nascemos.

Ontem, num flash, esta imaginação trouxe igualmente para a mesa o S. Martinho de Tours envergando metade da sua capa vermelha. A outra metade ficou algures no séc. IV protegendo um pedinte da chuva e do frio, ou no corpo de Jesus como visionou o santo. Diz ainda a lenda que depois do S. Martinho agasalhar o pedinte, as nuvens desapareceram do céu e o sol brilhou durante três dias para os aquecer.

Este ano o S. Martinho não se fez acompanhar desses típicos “três dias de Verão”, presenteando-nos com um estranho leque de condições meteorológicas. Até ele foi obrigado a se a adaptar à instabilidade dos tempos…

Neste seu dia será celebrado e lembrado em muitos lugares… pela minha parte, gosto de pensar que ontem, virtualmente sentado à nossa mesa, ele apreciou a companhia, o calor humano, a boa disposição e os petiscos!

Obrigada Lena!

 

(Dulce Delgado, Novembro 2019)

 

 

 

 

Advertisement

12 thoughts on “em dia de s. martinho…

  1. Que tradição linda. Me senti sentando na mesa com vocês. Amei tudo. Não conheço ainda a jeropiga, mas acredito que ia gostar. Obrigada por dividir comigo este dia especial da família, Dulce. Abraços

    Liked by 1 person

  2. Quando as tradições, que considero importante manter, têm este sentir que descreve no seu texto, fazem ainda mais sentido serem celebradas em redor de quem mais amamos e apreciamos.
    Quero calor humano continue sempre a lembrar e a festejar o S. Martinho!
    Uma boa noite!

    Liked by 1 person

  3. Que ambiente tão acolhedor, Dulce. São estas tradições, com toda esta envolvência que fazem sentido, sim.
    Obrigada por partilhar, um bom S. Martinho.

    Liked by 1 person

  4. Que desenho bonito, que texto agradável e uma tradição que adoro todos os anos…. Obrigada Tia! 🙂 e para o ano lá estaremos num próximo encontro de família… ❤

    Liked by 1 person

  5. It sounds like a beautiful, and delicious tradition. Chestnuts don’t play a big part in most American homes, but my mother always made a wonderful dish from them for Thanksgiving. It was a laborious process but well worth it, and I try to carry on the tradition when I can. (What a beautiful drawing!)

    Liked by 1 person

    1. Yes, it is indeed a good and delicious tradition that all members of the family appreciate.
      Personally, I’m a big fan of chestnuts, whether raw or cooked. They are always good!
      Certainly that dish is delicious!
      Thanks so much for the comment and for appreciate my drawing!
      I wish you a nice weekend!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s