Neste dia 3 de Dezembro comemora-se a nível mundial o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que tem como objectivo alertar para uma realidade existente e promover uma sociedade mais inclusiva a todos aqueles que são diferentes da média e que revelem dificuldades decorrentes desse facto.
A melhor forma de marcar esta data é partilhando um exemplo que recentemente me sensibilizou pela positiva e que tem a ver com a filosofia da empresa espanhola detentora da Ilunion Hotels, uma rede hoteleira em que 40% dos empregados que trabalham nos seus 26 hotéis possuem uma qualquer deficiência e ocupam funções que abrangem todo o tipo de áreas necessárias ao funcionamento da cadeia hoteleira.
Para além de tudo fazerem pelo bem-estar dos seus empregados é ainda marcante o facto de todos os edifícios estarem adaptados a utentes com deficiência, desempenhando um papel importantíssimo no âmbito do turismo acessível.
Não obstante casos semelhantes existentes no meu país, este é um exemplo a registar e, salvo a publicidade que possa estar a fazer e que sempre evito neste blog, a filosofia da Ilunion Hotels merece atenção e divulgação.
Especialmente neste dia.
Exemplo a ser seguido. Teu post é muito oportuno em especial por um motivo essencial: possamos ser todos inclusivos não vida, subtraindo dela as diferenças. Muito obrigado pela sensibilidade do post. O meu abraço.
LikeLiked by 1 person
Oxalá fosse assim, Fernando. Seria bom que as “diferenças que segregam” fossem abolidas e apenas prevalecessem as “naturais” e que fazem de cada um de nós um ser único. Como as conchas da fotografia que publiquei no post.
Muito obrigada e desejo um excelente dia!
LikeLike
Super importante ter esta data. Geralmente traz reflexões e melhorias na inclusão. Precisamos avançar muito ainda. Abraços
LikeLiked by 1 person
É sempre importante lembrar certas datas para um reavivar de memórias. E de preferência pela positiva, pois creio ser sempre essa via o melhor caminho.
Obrigada Bia pelo comentário. E desejo um belo dia!
LikeLike
Infelizmente, parece que o Brasil está indo em marcha trás e acabará com as cotas p inclusão de deficientes no mercado de trabalho. Vamos ver.
LikeLiked by 1 person
Para quem olha de fora a sensação que dá é que o Brasil está a fazer “marcha atrás” em vários aspectos. Mas talvez seja só ilusão…
E talvez essas cotas existentes se mantenham. Haja esperança, não é?
Muito obrigada e desejo um bom dia!
LikeLiked by 1 person
Não passou no parlamento, mas a intenção de maldade e exclusão ficou registada.
LikeLiked by 1 person
Fica em latência…
LikeLiked by 1 person
Desconhecia essa cadeia e parece-me uma óptima iniciativa! Ainda bem que a divulgaste 🙂
LikeLiked by 1 person
Eu também achei muitíssimo interessante este projecto. Numa futura visita a Espanha irei certamente ver esta cadeia de hotéis.
Bjs e um dia bom!
LikeLike
The photograph you chose to illustrate the point is perfect. It’s exciting to hear about this company hires so many people with disabilities. I worked at a Starbucks many years ago that employed a young man with intellectual challenges who was a shining star on the team. He was called the “Mayor” sometimes because he knew so many people, was very friendly and could give excellent directions around the town. His cheerfulness was welcome on hard days – he is the person I remember most from that job. I hope more companies do what Ilunion is doing.
LikeLiked by 1 person
Your personal experience is the best complement to this post because are the practical examples that really touch our sensitivity. Thank you very much for sharing your experience.
A long live to the “Mayor”… and to companies like this hotel!
Thanks for the comment!
LikeLiked by 1 person