As pequenas searas de trigo germinado (brotos) estão crescidas, bonitas, e com elas o desejo simbólico de uma boa energia para esta época e para o novo ano.
Julgo que este também seria o motivo que levaria a minha mãe a fazer todos os anos diversas searinhas – de trigo, grão e de outros cereais/leguminosas – que depois colocava junto ao presépio. Era uma tradição sobre a qual nunca a questionei porque era simplesmente assim. Hoje sei que esse hábito se estende a várias regiões do país e não apenas ao Algarve de onde era oriunda.
No início de Dezembro o cereal é colocado em água, num recipiente baixo, e assim mantido para que ocorra a germinação. Há muitos anos recuperei esse ritual, que mantenho, não apenas pela memória de minha mãe e simbologia associada, mas pelo prazer de seguir diariamente o seu crescimento.
Actualmente tenho uma amiga que todos os anos me oferece o trigo necessário para as fazer. Na sua família têm o hábito de associar cada membro da família a uma seara, levando a uma certa disputa para ver qual se desenvolve mais…e quem terá o melhor ano!
Nunca saberei se este espírito estaria associado às várias searas que a minha mãe religiosamente cultivava. Talvez. Pessoalmente faço sempre mais do que uma, centrando nelas o meu desejo de um ano de “abundância”, seja qual for o sentido que cada um possa dar a este termo.
Eu prefiro pensar em paz, saúde e afectos. Outros talvez se centrem em algo mais material. Seja qual for a preferência, que seja partilhado. E agradecido. Afinal o espírito desta época é, ou deveria ser essencialmente esse.
Voltando às minhas searas, que o seu saudável crescimento seja um bom presságio. Para mim, para os que me são queridos… e também para os meus leitores!
Boas Festas e obrigada por este dar e receber!
Entre o Natal e o final do ano estarei ausente do blog. Será uma discreta paragem de alguns gestos habituais como, por exemplo…o ir ao computador!
Encontramo-nos em 2020!
Boas festas e reflexões Dulce🌻🙋🏽♀️
LikeLiked by 1 person
Obrigada Cris, igualmente!
LikeLiked by 1 person
Feliz Natal, Dulce!
Que o Novo Ano de 2020 seja forte e produtivo e muito feliz!
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada Fernanda.
E retribuo com carinho esses votos!
LikeLike
bonita e sensível tradição com muita simbologia. seja o Natal e o ano que se aproxima de muita paz, harmonia em todos os seus dias. o meu abraço Dulce e em toda a tua família.
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada Fernando, pelo comentário e votos.
Desejo que o seu tenha sido igualmente harmonioso e envolto em esperança.
LikeLike
Boas festas e descanso!
Até 2020!
LikeLiked by 1 person
Sim, foram boas as Festas e também o descanso.
Agora já de regresso, agradeço os votos!
LikeLiked by 2 people
Saúde e muita inspiração para você, Dulce, no novo ciclo. Boas Festas!!!
LikeLike
Muito obrigada.
Apesar do atraso nesta resposta, retribuo esses votos!
LikeLike
Que tradição bonita. Desejo que o seu Natal Dulce e de sua família, seja brilhante 💫 de alegria, iluminado de amor 💓 , rodeado de paz e repleto de harmonia. Feliz Natal 🎄!
LikeLiked by 1 person
Obrigada Bia. Sim, felizmente foi isso tudo e vivido ao detalhe. Um tempo sempre doce em todos os sentidos!
Apesar do atraso nesta resposta, desejo que o seu tenha sido igualmente vivido com boa energia e muita ternura.
LikeLike
Quando era pequena também fazia searinhas com a minha avó no 1°de Dezembro,dia que também se montava a árvore de natal e o presépio. Feliz Natal desde o Alentejo!
LikeLiked by 1 person
Que engraçado ter aqui o testemunho de alguém que já viveu esta tradição das searas. E vinda do Alentejo, a minha província de nascimento e de que tanto gosto.
Um mês depois, as minhas searas ainda estão vivas, mas começando a amarelecer….
Para o ano haverá mais, se a vida o permitir.
Espero que a sua época de Festas, tenha sido igualmente rodeada de boas energias.
Muito obrigada!
LikeLiked by 1 person
Felices Fiestas.
Cálido abrazo.
Cris.
LikeLiked by 1 person
Obrigada!
LikeLiked by 1 person
Olá Dulce! Tenho estado ausente do blog, e por isso já venho atrasado para o Natal, mas ainda a tempo do fim do ano, para lhe desejar um óptimo ano de 2020! 🙂
LikeLike
Neste primeiro dia do ano em que estou de regresso ao blog depois de umas mini-férias, agradeço as suas palavras e votos, que retribuo com carinho.
Que este 2020 seja realmente um tempo de tudo o que mais desejamos.
Muito obrigada!
LikeLiked by 2 people
A delightful tradition….and Boas Festas to you too!
LikeLiked by 1 person
Yes, it is a beautiful tradition that I follow very tenderly. Because it is also a way of feeling my mother present at this time.
Thank you very much and I also wish that your “Festas” have been lived in peace and tenderness!
LikeLiked by 1 person
That’s nice to know, about your mother’s presence. 🙂
LikeLiked by 1 person
Já estou um pouco atrasada para desejar umas Boas Festas virtualmente, mas estou a tempo de dizer que as tuas searas estavam lindas no Natal! Só pode ser prenúncio de um Bom Ano! 🙂 Beijinhos! ❤
LikeLiked by 1 person
As “Festas” duram até ao dia de Reis, por isso estás muito bem a tempo. Além disso, entre nós o espírito natalício dura o ano todo!!
Beijinhos maternos!
LikeLike