boas festas!

Capturar

 

As pequenas searas de trigo germinado (brotos) estão crescidas, bonitas, e com elas o desejo simbólico de uma boa energia para esta época e para o novo ano.

Julgo que este também seria o motivo que levaria a minha mãe a fazer todos os anos diversas searinhas – de trigo, grão e de outros cereais/leguminosas – que depois colocava junto ao presépio. Era uma tradição sobre a qual nunca a questionei porque era simplesmente assim. Hoje sei que esse hábito se estende a várias regiões do país e não apenas ao Algarve de onde era oriunda.

No início de Dezembro o cereal é colocado em água, num recipiente baixo, e assim mantido para que ocorra a germinação. Há muitos anos recuperei esse ritual, que mantenho, não apenas pela memória de minha mãe e simbologia associada, mas pelo prazer de seguir diariamente o seu crescimento.

Actualmente tenho uma amiga que todos os anos me oferece o trigo necessário para as fazer. Na sua família têm o hábito de associar cada membro da família a uma seara, levando a uma certa disputa para ver qual se desenvolve mais…e quem terá o melhor ano!

Nunca saberei se este espírito estaria associado às várias searas que a minha mãe religiosamente cultivava. Talvez. Pessoalmente faço sempre mais do que uma, centrando nelas o meu desejo de um ano de “abundância”, seja qual for o sentido que cada um possa dar a este termo.

Eu prefiro pensar em paz, saúde e afectos. Outros talvez se centrem em algo mais material. Seja qual for a preferência, que seja partilhado. E agradecido. Afinal o espírito desta época é, ou deveria ser essencialmente esse.

Voltando às minhas searas, que o seu saudável crescimento seja um bom presságio. Para mim, para os que me são queridos… e também para os meus leitores!

Boas Festas e obrigada por este dar e receber!

 

 

Entre o Natal e o final do ano estarei ausente do blog. Será uma discreta paragem de alguns gestos habituais como, por exemplo…o ir ao computador!
Encontramo-nos em 2020!

 

 

 

23 thoughts on “boas festas!

    1. Obrigada Bia. Sim, felizmente foi isso tudo e vivido ao detalhe. Um tempo sempre doce em todos os sentidos!
      Apesar do atraso nesta resposta, desejo que o seu tenha sido igualmente vivido com boa energia e muita ternura.

      Like

    1. Que engraçado ter aqui o testemunho de alguém que já viveu esta tradição das searas. E vinda do Alentejo, a minha província de nascimento e de que tanto gosto.
      Um mês depois, as minhas searas ainda estão vivas, mas começando a amarelecer….
      Para o ano haverá mais, se a vida o permitir.
      Espero que a sua época de Festas, tenha sido igualmente rodeada de boas energias.
      Muito obrigada!

      Liked by 1 person

  1. Olá Dulce! Tenho estado ausente do blog, e por isso já venho atrasado para o Natal, mas ainda a tempo do fim do ano, para lhe desejar um óptimo ano de 2020! 🙂

    Like

    1. Neste primeiro dia do ano em que estou de regresso ao blog depois de umas mini-férias, agradeço as suas palavras e votos, que retribuo com carinho.
      Que este 2020 seja realmente um tempo de tudo o que mais desejamos.
      Muito obrigada!

      Liked by 2 people

    1. Yes, it is a beautiful tradition that I follow very tenderly. Because it is also a way of feeling my mother present at this time.
      Thank you very much and I also wish that your “Festas” have been lived in peace and tenderness!

      Liked by 1 person

  2. Já estou um pouco atrasada para desejar umas Boas Festas virtualmente, mas estou a tempo de dizer que as tuas searas estavam lindas no Natal! Só pode ser prenúncio de um Bom Ano! 🙂 Beijinhos! ❤

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s