recantos com memória

 

IMG_0269abc

 

Muitos anos depois voltei à Serra do Açor e à aldeia de Piodão, a chamada aldeia-presépio de Portugal, um lugar diferente, pitoresco e único.

A poucos quilómetros desta vila e já com ela no olhar encontra-se um miradouro dedicado a Miguel Torga, escritor português que escolheu como parte do seu pseudónimo a torga, uma planta resistente, lutadora, de raízes profundas e capaz de se adaptar a lugares inóspitos e difíceis. Como ele, aliás. Na vida real Adolfo Correia da Rocha abraçou a medicina, a outra paixão da sua vida, actividade que exerceu com grande sentido de missão, especialmente junto dos mais desfavorecidos.

Voltando ao tal miradouro, nele se encontra uma pedra gravada com uma frase da sua autoria datada de 1991, ou seja quatro anos antes de falecer e quando já se encontrava doente. Perante o nosso olhar e perante os ventos e a chuvas que arrasam aquelas serranias, este memorial diz…

Com o protesto do corpo doente pelos safanões tormentosos da longa caminhada, vim aqui despedir-me do Portugal primevo. Já o fiz das outras imagens da sua configuração adulta. Faltava-me esta do ovo embrionário.

Faz hoje 25 anos que este médico, escritor, poeta e grande humanista faleceu.

Quem sabe se a sua energia, alma, espírito… o que lhe queiramos chamar, de vez em quando não faz uma pausa neste local-memorial onde escreveu esta espécie de despedida ao Portugal primeiro, ao Portugal simbolicamente nascido nesta aldeia-presépio e, com um etéreo sorriso, ainda sentir a vibração desta paisagem tão especial.

Quem sabe…

 

IMG_0272

 

(Na terceira linha, onde está escrito “diz” deveria ser “fiz” como consta no texto original. Enganos que não deveriam ter acontecido e muito menos persistido no tempo…)

 

 

 

 

 

11 thoughts on “recantos com memória

  1. Quando visitei a aldeia de Piódão fiquei encantada com a beleza natural que lá se respira, de facto inspiradora para o grande poeta e para a sensibilidade da sua poesia!
    Bonita homenagem, Dulce!
    Bom fim de semana!

    Liked by 2 people

    1. Esta Serra do Açor merece um passeio em família.
      Muito perto desta aldeia de Piodão, também a de Foz d’Égua é um lugar a visitar pela singularidade. Estou certa que apreciariam.
      Obrigada e boa semana.

      Liked by 1 person

  2. You sent me on a brief quest – don’t we love the internet. Miguel Torga sounds like he was a wonderful soul and the village of Piodao! Wow. It looks like a very magical place. I would love to see it! Thank you for the introduction. 🙂

    Liked by 1 person

    1. Yes, it’s a beautiful place, as others in those mountains. And Miguel Torga is a writer and a poet very close to the land, nature, man and his work and capabilities.
      Thank you very much and I wish you a quiet week!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s