diversidade

 

2a

 

Os fetos (samambaias) são plantas ancestrais, leves, aéreas e um tanto intemporais. Aprecio a elegância, o movimento e os detalhe das suas folhas, assim como a forma como estas desabrocham e exteriorizam a sua essência. 

São milhares as espécies de fetos que existem. Coabito com quatro diferentes, mas há uma que atrai amiúde o meu olhar pela forma como se processa o seu desenvolvimento e crescimento.

Neste feto (a que chamo de “frisado” mas desconheço o nome cientifico), são poucas as folhas que mantêm a estrutura inicial, pois a maioria mais cedo ou mais tarde inicia um processo de transformação muito curioso, replicando em cada folíolo a forma da folha mãe.

Mais do que as minhas palavras, deixo as imagens desses detalhes que mostram sequencialmente essa transformação. Este evoluir permite-nos sentir de uma forma muito bela a força do tesouro genético que todos nós, seres vivos, silenciosamente transportamos e que se manifesta na diversidade e na beleza que somos.

 

1a

 

2ab

 

3a

 

4a

 

5a

 

6a

 

Reforço o facto de algumas folhas adultas não manifestarem esta modificação. Esta coabitação da diferença em perfeita harmonia é um detalhe genético maravilhoso e uma lição de democracia para qualquer olhar.

Pelo menos para o meu.

 

IMG_1413a

 

 

 

 

 

 

12 thoughts on “diversidade

  1. Interessante você usar a palavra feto, minha mãe sempre teve samambaias, desde criança eu observava o nascimento dos brotos , eles têm formato de fetos. Depois de mais de 40 anos vem seu texto para eu fazer a ligação entre a imagem e a palavra. Sempre é tempo, risos.

    Liked by 2 people

    1. O nome comum aqui em Portugal desta família de plantas é realmente fetos. Poucos os conhecerão por samambaias.
      Não sei de este nome deriva da semelhança das folhas com o crescimento de um embrião em desenvolvimento. Mas é uma relação muito curiosa essa que à Cris refere.
      Muito obrigada e desejo um dia tranquilo!

      Liked by 1 person

    1. Este é especial. E assistir a esta transformação é uma delícia e algo que me faz sempre pensar.
      Obrigada Irina e um bom domingo…provavelmente caseiro como será certamente o da maioria dos portugueses.

      Liked by 1 person

  2. Também adoro esse feto, por alguma razão também o tenho aqui por casa, que provavelmente deve ser filho desse 🙂 O teu está lindo!! Que maravilha! E esse crescimento é maravilhoso! ❤

    Liked by 1 person

  3. Wow, Dulce, for a fern-lover, this is candy! It would have been enough just to see the photos, which are amazing, but I really appreciate your thoughts about what they represent. It must be wonderful to live with this plant.

    Liked by 1 person

    1. Yes, I love to share my home with this fern, because it is dynamic and full of personality. In addition to being very beautiful!
      Thank you very much and I wish you a peaceful Sunday… even though the current times are far from being peaceful in this world.

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s