pela primavera

 

1a

 

Manifesta-se com elegância a energia da Primavera, seja no alongar das horas de luz dos nossos dias, seja no aparecimento de temperaturas mais amenas nas emoções da nossa pele… e sempre, sempre no imenso acordar da natureza que está a acontecer em nosso redor.

Neste momento das nossas vidas e dadas as circunstâncias de retenção e de isolamento social em que estamos…

…não tenho um prado com flores para deleitar o olhar, mas tenho a florescência de algumas plantas de interior que aqui e ali dão cor a minha casa;

…posso não ter o aroma da terra, mas tenho o aroma intenso de um manjericão;

…não tenho a liberdade de ir passear e de proporcionar ao corpo e aos sentidos a vital energia deste início de estação, mas tenho o privilégio de ter uma casa com boa vista, muita luz e muita natureza no seu interior;

Apesar de confinada a algumas paredes e com o corpo e a mente claramente centrados num receio/medo que se pegou à nossa pele e ao nosso pensamento, eu tenho quase tudo. Em meu redor acontece o desenrolar silencioso da nova estação, os novos rebentos que brotam, as folhas em busca de um espaço próprio ou as flores revelando o seu potencial de forma e cor. 

É essa Primavera que hoje quero partilhar convosco.

 

2a  3a

A viver numa varanda fechada (apesar de ser uma planta de exterior), a minha buganvília está cheia de flores e de rebentos neste início de Primavera, como revelam as primeiras três imagens. Tenho por ela um carinho muito especial uma vez que me foi oferecida após a publicação do texto que marcou o início deste blog e onde mencionei a empatia que sinto por esta espécie vegetal.

 

4a  5a

Também o azevinho, outra planta de exterior a viver no interior, acompanha a vitalidade da buganvília e a sua energia expansiva. As pequenas flores brancas estão a dar lugar aos frutos, que um dia serão vermelhos.

 

8  6a

Todas as violetas estão felizes, cheias de botões e de vontade de partilhar as suas flores!

 

10a  12ab

Se as flores das begónias espalham o seu tom rosado, já o clorófito oferece a singeleza das suas pequenas flores brancas pontuadas pelo amarelo da antera dos estames.

 

16a  18a

Contrariamente à planta-melancia, cujas flores são tão minúsculas que quase não se vêem, as orquídeas têm vaidade no tamanho das florescências, agora ainda em botão.

 

14a  13a

Os fetos e as avencas não apresentam flores, mas são imensas as folhas que neles desabrocham…

 

IMG_1405ab  15a

…assim como no Lírio da Paz ou no Scindapsus, acontecendo o mesmo em várias outras espécies.

 

Termino com o cheiroso mangericão porque ele, como sucede na maioria das aromáticas, é uma planta “sociável” e que sempre dá algo em troca. Na vossa imaginação deixo o seu  aroma e na fotografia a evidente vontade de multiplicação das suas folhas.

 

IMG_1656a

 

Nestes tempos loucos que estamos a viver precisamos, mais do que nunca, de ser um pouco como os mangericões: sermos troca, sermos dar e receber. Como?

Procurando a beleza que continua viva perto de nós e cheia de vontade do nosso olhar. Procurando os detalhes positivos, porque eles são alimento. Procurando descobrir os pequenos prazeres que podem ser gratificantes e gerar uma boa energia. Procurando aqueles detalhes que podemos dar, receber e trocar mesmo à distância, sem toque, afagos ou abraços.

Precisamos muito…seja por nós, seja pelos outros.

 

 

 

21 thoughts on “pela primavera

    1. Não é o jardim exterior que eu adoraria ter, mas é uma casa muito bem recheada de plantas! E que nesta altura, seja pela Primavera, seja pelo facto de terem toda a minha atenção, estão realmente lindas e cheias de vigor. Dão trabalho, mas adoro a companhia.
      Obrigada Augusta e cuida muuuuuito bem de ti! Bjs

      Like

  1. Olá, Dattoli
    De fato, é uma delicada saudação à Primavera, que chega ao Hemisfério Norte. A autora Dulce Delgado faz uma homenagem a cada uma de suas plantas de exterior, que vivem na sua janela enquanto chora pelo confinamento. Todo experimentamos esse desejo de liberdade e paz. Grata por partilhar esse conteúdo.

    Like

    1. Apesar deste comentário não estar para mim direccionado, o que não deixa de ser curioso porque esta página é por mim alimentada, agradeço, por interposta pessoa, as palavras escritas.
      Muito obrigada.

      Like

  2. Obrigado Dulce, por nos presentear com tão belos nascimentos, embora que ainda confinados, podemos observar que a vida continua, ela acontece, mediante as situações.
    Vamos apreciando estes momentos, porque ao nosso redor ainda existe inúmera beleza, só temos é que saber observar. A minha tulipa, também já me está a querer cumprimentar na minha varanda 🙂
    Um beijinho e tenha um bom fim de semana.

    Liked by 2 people

    1. Como já referi num dos comentários, pelo facto de este ano estar em casa (há quase duas semanas) e de lhes dar toda a atenção, as plantas estão particularmente cheias de energia e muito bonitas. Deliciam-me completamente e os dias ficam mais doces e fáceis.
      Obrigada, um beijinho e… também os meus cumprimentos para a sua Túlipa!

      Like

  3. É mesmo isso… a alegria de ver as plantas felizes neste início de primavera é para nós uma felicidade…
    Herdei de ti o mesmo gosto… Óptima descrição e belas fotografias.. Viva a Primavera! ❤

    Liked by 1 person

  4. Tão bom de ver e “sentir” os rebentos, as cores, as fragrâncias e a elegância destas plantas e das suas flores… Bom gosto!
    Eu também adoro cuidar e jardinar e sobretudo apreciar a beleza que as plantas nos transmitem e que criam em nós um sentimento de serenidade ao qual retribuo com proteção e cuidado.

    Liked by 1 person

  5. You are making the best of a difficult situation. I admire that. The plants are so much fun to see, too – I have had that kind of begonia, with the little pink dangling flowers, and I love it. Now I’m imagining the scent of the basil…mmm…. thank you can take care!

    Liked by 1 person

    1. Apologizing for the delay in the response, I just want to thank you for your words and say … what more can we do at this moment than to appreciate what we have close to us? And the nature I have around me are this beautiful details!
      Thank you very much and…take care!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s