uma páscoa diferente

 

IMG_1755a

Este ano de 2020, em tudo incomum, será para muitos de nós o primeiro em que estes dias festivos serão passados sem a presença da família. No meu caso seremos apenas dois, eu e o meu companheiro, dois seres que há três semanas estão em isolamento social mas tentando aproveitar ao máximo as possibilidades caseiras desta situação.

Bem, seremos dois…. e um computador! A tecnologia permitirá fazer um almoço de Páscoa em família, sonoro e visualmente partilhado entre todos. Cinco mesas estarão temporariamente unidas, sem troca de paladares, mas com troca de afectos e de boa disposição.

Não haverá abraços calorosos e ainda não será o tempo de dizer ao vivo o tão desejado “olá Vasquinho” ao futuro neto que se desenvolve no ventre da minha filha. E que eu tenho tanta, mas tanta vontade de estar perto! Não haverá contacto físico entre a família, mas haverá o abraço virtual possível.

Sendo a Vida um acumular de experiências, a actual situação será uma das mais estranhas que vivemos e ficará para sempre gravada nas nossas memórias e afectos. Apesar do lado difícil registemos a sua singularidade…mas com a forte esperança que não se repita.

Voltando à Páscoa…

…a etimologia desta palavra é incerta, mas parece que deriva da ebraica pasach que significa passagem, talvez o termo perfeito para encararmos a situação actual e estes dias festivos em confinamento.

…sabendo que todas as passagens… passam… e levam a algo, esta também nos levará a um outro tempo e olhar, sendo este período de isolamento um mal necessário para essa travessia.

…contudo, se eu/nós e todos os que nos são queridos estiverem bem, activos e saudáveis…não será isso realmente o mais importante nesta dias? Eu creio que sim, especialmente quando são tantos os que já não podem dizer o mesmo.

 

Sendo uma Páscoa diferente… que seja a melhor possível!

 

 

 

 

12 thoughts on “uma páscoa diferente

  1. O distanciamento por pior e que seja a razão e estamos vivendo uma em os pontos de interrogação são tantos sem respostas, encontramos algumas entre nós que alenta o que nos espera em nome da vida: sentir falta dos nossos, dos amigos, da rotina, do cotidiano, enfim, do dia a dia nos faz mais próximos do que temos de melhor como seres humanos e damos estão mais valor e intensidade a esses sentimentos. Desejo a ti e toda tua família e ao Vasquinho que estará chegando muita felicidade e seja ele o símbolo do novo entre nós. O meu abraço.

    Liked by 1 person

    1. Para a família, a vinda do Vasquinho é uma terna perspectiva que anima estes tempos, mas também os torna por vezes mais dolorosos pela necessidade de afastamento. Ambiguidades emocionais da vida!
      No geral, eu creio que iremos ficar mais próximos e atentos aos demais porque…como o Fernando tão bem escreveu “sentimos falta”, da família, dos amigos etc. os sentimentos foram na pele sentidos…talvez depois eles não se afastem….e se aninhem! Seria bom. Seria muito bom que posse um tempo de “passagem” para outro melhor e mais atento.
      Muito obrigada Fernando e como já disse no post, a melhor Páscoa possível!.

      Like

  2. Olá Dulce,
    Desejo uma boa Páscoa para si e sua família. Obrigado pelos estes últimos posts que tem feito. De uma maneira muito especial deram-me conforto para aceitar melhor estes dias difíceis que partilhamos virtualmente. Vamos passar para uma aventura nova na vida da humanidade. Que ela chegue em breve.
    Emanuel

    Liked by 1 person

    1. Fico muito grata por saber que contribuo minimamente para atenuar os desconfortos gerados por este estranho tempo da nossa vida. Eu acredito na humanidade, na força que pode ter, no seu potencial construtivo, nas mudanças que pode gerar. Eu sei que existe o outro lado, o mais “negro”, mas sempre opto por ver o que tem possibilidades de “luz”. E até hoje, quando estou perto dos 62 anos, nunca me arrependi. E acho que já não me vou arrepender!
      Então…apenas tento transmitir isso.
      Muito obrigada.

      Liked by 1 person

  3. Sem dúvida que não nos vamos esquecer da Páscoa de 2020… por tudo o que estamos a viver, pela prisão dos movimentos sociais e familiares…e principalmente pelo Vasquinho não poder sentir a festinha e o abraço da avó…. custa tanto, tanto! mas tem de ser… Anseio pelo abraço dos 3, eu, tu e ele! ❤ Ao menos hoje pudemos estar todos abraçados virtualmente soube muito bem!

    Liked by 1 person

    1. Sei que sentes tanto essa falta como eu. Mãe é mãe, e sendo tu neste momento “meio-mãe”, já entendes como o tocar/abraçar um filho é importante.
      Melhores dias virão e com eles a proximidade e os abraços para todos tranquilizar.
      É verdade, dentro das circunstâncias foi realmente um inovador almoço de Páscoa!
      Um abraço de mãe!

      Like

  4. I hope you made the best of your virtual Easter. Strange times. Our families are far away so we have no expectations, other than maybe a phone call, so for us, it’s not too different. Anyway, Spring doesn’t care. 🙂

    Liked by 1 person

    1. Life is a set of experiences … and yesterday’s family lunch was a very pleasant moment and a unique experience. The “only” thing missing was to taste what was on everyone’s table!
      About Spring …even it is a little sad … in Portugal a week of rain is expected!
      Thank you and have a nice week!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s