malmequer

 

IMG_2081a

 

No Dia da Espiga de 2018 publiquei um texto sobre este evento, acentuando os laços afectivos e as recordações a que ele me leva. Não gostando de me repetir e sendo hoje novamente esse dia, fica o link para esse post caso algum leitor esteja interessado em ler.

Contudo, volto a este tema numa outra perspectiva e centrando-me na flor do malmequer, uma das que compõem o ramo da espiga e que simbolicamente representa a riqueza, um termo amplo e de várias leituras. Relembro…

…a riqueza material

…riqueza anímica

…riqueza interior

…riqueza moral

…riqueza afectiva

…riqueza criativa

…riqueza de olhar

…muita riqueza disponível para ser partilhada, exteriorizada, espalhada, assimilada, etc., e aqui simbolicamente representada na fotografia que inicia o post.

Pode ter tanto para dar um campo de malmequeres!

 

 

 

 

10 thoughts on “malmequer

  1. O malmequer o símbolo da riqueza é por antítese uma flor “pobre” democrática e que nasce em abundância num ambiente natural, com uma enorme capacidade de adaptabilidade as mudanças ambientais, gostei da reflexão poética à riqueza humana. Parabéns.

    Liked by 1 person

  2. Fizestes-me viajar no tempo (quando criança morava numa casinha rodeada por margaridas brancas) adorávamos brincar de mal-me-quer e bem-me-quer… A cada pétala uma esperança ou um temor que surgia… Abraço fraterno.

    Liked by 1 person

    1. Penso que todos fizemos isso em crianças. Uma forma bem inocente de aprender a lidar com os opostos bom/bem e mau/mal. Algo que depois a vida ensinou de uma forma bem menos poética…
      O mais engraçado, é que popularmente, o malmequer tem vários nomes. Tem esse que referiu, mas igualmente o de margarita, bonina e, entre outros, também o de bem-me-quer. Diria que tem “dupla personalidade”. Só há poucos anos percebi isso e que quando dizíamos “malmequer e bem-me-quer” estávamos a dizer apenas dois dos nomes desta planta.
      Muito obrigada pelo comentário e desejo um domingo tranquilo (tanto quanto possível…)

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s