Discretamente e ano após ano, o lilás dos jacarandás passa por este espaço a fim de partilhar a ambiência vivida na cidade de Lisboa neste período de transição entre a Primavera e o Verão. Estou certa que até o mais desatento lisboeta será atraído por tanta beleza e magnetismo espalhada pelas ruas da capital.
Foi um instante que me levou a este detalhe surpresa na Praça do Rossio, também denominada Praça D. Pedro IV, monarca cuja estátua encima uma coluna colocada no seu centro. A copa deste jacarandá isolou e elevou a figura, destacando-a sobre o coração da cidade. Então, lá bem no alto e observando em redor…
…foi fácil imaginar este rei de liberais ideias e dois títulos, mais precisamente D. Pedro IV em Portugal e D. Pedro I no Brasil, a recordar e a pensar…
…sobre a sua voluntariosa, dinâmica e intensa vida amorosa
…talvez sobre este pequeno e aventureiro país que o viu nascer e onde morreu
…ou sobre o Brasil em particular, país onde viveu quase toda a sua vida e que levou à independência
…talvez recordando o famoso grito que deu junto ao rio Ipiranga
…ou, simplesmente pensando com alguma tristeza: “Brasil… Brasil…onde tu chegaste!”

o tapete que as flores qdo caem formam um espetáculo á parte. e a foto mostra sua beleza e elegância qdo no seu auge, post maravilhoso e forma uma linda moldura da cidade. o meu abraço, Dulce.
LikeLiked by 1 person
Sem dúvida Fernando, as flores de jacarandá são belas nas árvores e na cor que em simultâneo espalham pelos caminhos que habitam. Por tudo isso, esta época do ano é linda!
Muito obrigada.
LikeLike
You’re very clever, seeing the statue that way, and then continuing the thought. 🙂
LikeLiked by 1 person
I just like to digress from certain images!
Thank you!
LikeLiked by 1 person