objectos comuns

 

IMG_2608a

Gestos inconscientes levam-nos diariamente a pegar neles e a usufruir da sua função. Vivem connosco todos os dias, em muitos momentos, sendo úteis em diversas áreas. Em conjunto, são uma infinidade de objectos de uso comum que complementam e facilitam a nossa vida.

Contudo, a nossa atenção passa ao seu lado a não ser no momento da sua aquisição em que talvez sejam observados e/ou a sua estética/função apreciada. Depois, rapidamente passam para o nível de “indiferentes” ou “de algo já adquirido”, atitude em que somos peritos, seja no nosso dia-a-dia, nas nossas relações ou na vida em geral.

Deixemos então o olhar deter-se com calma sobre esse mar de objectos que nos rodeia e observemos as formas e os detalhes que permitem a sua função. De quando em quando, apreciemos a sua existência e o seu porquê…afinal somos mais “felizes” pelo facto de eles estarem sempre disponíveis e a nosso lado.

 

 

 

17 thoughts on “objectos comuns

  1. Bom ponto de vista! tomamos como objectos adquiridos sem pensar muito neles… mas quando desaparecem da nossa vista ficamos logo ‘aflitos’ 🙂 dá que pensar….!

    Liked by 1 person

  2. Exactamente Dulce. O seu humano tem uma tendência para achar que o “adquirido” é certo, para sempre ou, nem precisa de atenção. A questão é, quando esse “adquirido” desaparece ou falta, a valorização é muito maior.
    Pena não olharmos em redor e pensar sempre assim, que no fundo dependemos de tudo e tudo nos faz falta, um universo em que seriamos só nós e tudo nos fizesse falta, não tinha propósito.
    Um abraço forte, e um beijinho. Bom fim de semana.

    Liked by 1 person

    1. Estamos completamente de acordo sobre esses objectos do dia-a-dia que o olhar e a atenção não devem esquecer. Eu admiro imenso quem os inventou e os detalhes que revelam para melhor cumprir a sua função. Há tanto, mas tanto engenho que nos passa ao lado!
      Obrigada Irina e desejo igualmente um bom fim-de-semana.

      Liked by 1 person

  3. Verdade…e como ao longo dos anos a nossa opinião/escolha muda sobre eles…ora priveligiando a estética, ora o conforto…obrigada por me fazeres reparar, mais uma vez, naquilo que temos por adquirido e automatizado( há nesta publicação qualquer coisa que lembra a tua formação académica inicial😉)

    Liked by 1 person

    1. Este é apenas mais um post em que partilho aquilo que me chama a atenção, sensibiliza e/ou questiona.
      Talvez o que te leva a associar este post com a minha formação como terapeuta possa ser o factor atenção. Ou não… não sei. Curiosamente creio que foi mais a segunda formação como conservadora-restauradora que me estimulou a atenção para o detalhe material, para o pormenor, textura, formas, etc.
      Mas creio que a atenção é algo que está na base de todas as profissões.
      Obrigada por me ires acompanhando e espero que continue tudo bem contigo. Beijinhos.

      Like

  4. Yes, it’s easy to take all of these things for granted. Their form and function fit so beautifully into our lives that we hardly see them at all. Once in a while – maybe if we sit down and take the time to draw them – we might notice the beauty. Thank you, Dulce!

    Liked by 1 person

    1. Yes, drawing is always a good way to see, think and understand what surrounds us.To see the detail.
      Interestingly, over time, even without paper and pen, the eye “draws” the shapes, makes the outlines, sees the details, etc.
      A silent single-player “game” in which we always learn and value something. I like this game…
      Thank you very much and have a nice week.

      Liked by 1 person

      1. I’ve noticed that about how we keep “drawing” things even if we’re not drawing in reality. Learning to draw can be a valuable tool for seeing and appreciating the world. And valuing it, yes. We’re on the same page! 😉

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s