outono

Despede-se hoje o Verão após uma semana meteorologicamente instável, reflectindo um pouco o espírito da estação que esteve entre nós. Foi um Verão algo desconfiado, intercalando o céu azul com o cinzento, as noites amenas com outras bastante frescas, e os raros dias sem vento com muitos de forte ventania. Com variações obviamente entre o norte e o sul do país, revelando o pólo meridional mais sintonia com o verdadeiro Verão.

Tais flutuações meteorológicas impõem uma verdadeira elasticidade mental de adaptação. Aliás, algo bem de acordo com os tempos instáveis que vivemos em que nada é realmente solto e natural, já que a preocupação e os pensamentos “laterais” pairam sobre nós como uma nuvem.

Mas nada disso é impeditivo do avançar do relógio do tempo e do fluir do tempo da natureza…

É nesta dinâmica que o Outono chegará hoje às 14h 31m ao calendário e aos nossos dias. Aos poucos a natureza fará as suas adaptações, começará a olhar para dentro, espalhará as suas cores de Outono, levará as folhas das árvores a viajar com o vento e talvez ofereça alguma chuva consistente.

E nós continuaremos igualmente a nossa adaptação a este estranho tempo que 2020 nos ofereceu, agora ainda mais atentos do que antes porque as circunstâncias actuais assim o exigem. Tentaremos não esquecer os gestos que começam a ficar esquecidos e reforçaremos as emoções que não precisam de gestos, através do cuidado, da atitude, da palavra, do detalhe. Pode parecer pouco, mas é bastante se for verdadeiro e genuíno.

Que seja um Outono (e uma Primavera no outro lado do mundo), ao desejo de cada um!

E cuidemo-nos. Cuidando de nós, também cuidamos dos outros!

16 thoughts on “outono

    1. Eu tentei…mas sou um zero em tecnologias e não deu.
      Nunca li e-books, pelo que provavelmente teria que fazer algo que não sei o que é.
      Vou tentar até sexta-feira pedir ajuda a um familiar que percebe um pouco mais disto do que eu. De qualquer forma agradeço a sugestão.

      Liked by 1 person

  1. Bem, a entrada do Outono, para mim, representa quase todos os anos o voltar ao trabalho. Tiro sempre as minhas férias muito tarde no Verão, é o período que mais gosto, inícios de Setembro/meios, menos gente, menos calor, menos confusão e a aliar a tudo isto preços mais baixos 🙂
    Esta entrada de Outono, para mim foi estranha, eu vim do Verão do Algarve para entrar na chuva e frio do Norte, passei de 28º para 20º, já não é a primeira vez que me acontece. Complicado é o corpo se habituar.
    Eu gosto do Outono, estação que antecede à qual não me dou mesmo nada bem, o Inverno.
    A Dulce fez muito bem em relembrar nos cuidados que são precisos e que nos estamos um pouco a esquecer. Que seja uma estação feliz para si. Um beijo e abraço.

    Liked by 1 person

    1. Pois é Irina…este ano o Outono antecipou-se. Está certamente com pressa de despachar o ano de 2020…
      Normalmente também faço sempre uns dias de férias em Setembro, que costumam ser maravilhosos. Gosto imenso do sossego, da luz e da temperatura de Setembro. Este ano essas férias não existiram, pois foram antecipadas para receber o meu neto, uma causa maior!
      Espero que a adaptação pós-férias seja agradável e rapidamente ultrapassada pelos projectos em perspectiva.
      Bom trabalho e uma boa semana!

      Liked by 1 person

      1. Muitas mudanças irão ocorrer na minha vida até ao final deste ano. Vou tentar aproveitar como forma de rever e reformular alguns projetos.
        Provavelmente irei por os meus leitores a par dessas mudanças, por enquanto, não vou prometer nada, o futuro o dirá.
        Muito obrigada Dulce, para si também, uma excelente semana.

        Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s