amália

Contrariamente à maioria, não sou a típica portuguesa apreciadora de fado. Gosto apenas de alguns fados e de algumas vozes. Nessa linha, existe um fado que sempre me “arrepia” quando o ouço na voz de Amália Rodrigues, por muitos considerada a melhor fadista de sempre.

Neste ano em que se comemora o centenário do nascimento desta mulher com um percurso de vida incrível e cuja voz e talento levou o nome de Portugal a todo o mundo, não posso deixar de, discretamente, fazer aqui uma referência.

Como? Partilhando o lindíssimo tema Barco Negro na sua voz, canção que tem uma história curiosa.

Na verdade ele é uma parceria luso-brasileira. A versão original data da década de 1930, intitulava-se Mãe Preta e fazia uma alusão à escravatura, como bem revela a letra que partilho abaixo. Quem lhe deu alma foram os compositores brasileiros Piratini &Caco Velho (António Amábile e Mateus Nunes).

Pele encarquilhada carapinha branca
Gandôla de renda caindo na anca
Embalando o berço do filho do sinhô
Que há pouco tempo a sinhá ganhou
Era assim que mãe preta fazia
Criava todo o branco com muita alegria
Porém lá na sanzala o seu pretinho apanhava
Mãe preta mais uma lágrima enxugava
Mãe preta, mãe preta
Enquanto a chibata batia no seu amor
Mãe preta embalava o filho branco do sinhô

 

O tema foi censurado e proibido em Portugal pelo Estado Novo. Então o poeta David Mourão-Ferreira escreveu um poema, tendo o mar e o amor por tema, para adaptar a essa belíssima composição musical. Foi assim que nasceu Barco Negro, título a que Amália Rodrigues deu voz, gravou e levou a todo o mundo.

Esta versão por Amália é apenas uma das muitas existentes e já cantadas quer em Portugal, quer no Brasil, quer noutros países. É sempre um momento musical fascinante e, sem qualquer dúvida, uma bela parceria luso-brasileira!

(Amália Rodrigues  23 Julho 1920 – 6 Outubro 1999)
(Video retirado do You Tube)

9 thoughts on “amália

  1. Nasci numa família em que uma grande parte eram fadistas, contudo, não é de todo o género musical que mais aprecio. Gosto por ser uma sonoridade tipicamente portuguesa, faz-me sentir nas origens e raízes mas, sou muito seletiva nas musicas, até porque muito do fado recorre á “saudade” e eu tento não ser saudosista (traz-me pensamentos depressivos), gosto do fado mais atual que conta história que testemunha momentos.
    Confesso que a Amália, não é propriamente uma das minhas fadistas preferidas, muito devido à sua história, ou provavelmente interpretação e contexto que a vejo e conheço na história. Gosto de duas musicas dela, provavelmente as mais conhecidas.
    Mas merece reconhecimento, até porque foi a pioneira de um estilo que marcou o país.
    Um bom dia Dulce, um beijinho.

    Liked by 1 person

    1. Gostar mais ou menos da artista em causa, deste tema, ou simplesmente não apreciar, depende de cada um. Pela minha parte, creio que este é o único título que me faria escrever um post sobre esta artista. Como fiz agora. Mas reconheço o seu potencial.
      Obrigada Irina e uma boa semana!

      Liked by 1 person

  2. Amália foi uma personagem histórica com a qual mal me “cruzei”. Mas o legado que deixou é incontornável e por isso, creio que não deixará de ser lembrada nos próximos séculos. Mesmo ainda antes de conhecer a obra que deixou, recordo-me de conversas em países distantes sobre Amália e se não me engano, terá sido por essas conversas que fui introduzido ao mundo de Amália.
    Se hoje em dia, quando respondemos “Portugal” à famosa questão “de onde és?”, a primeira contra-resposta que obtemos é “Cristiano Ronaldo”, lembro-me de quando essa resposta chegou a ser “Amália”, na Tailândia e em Cuba.

    Liked by 1 person

    1. Fado is a very special and often heavy type of music. Maybe that’s why I’m not a big fan. I like “light and hope”. But this theme, in this voice, touches me a lot.
      Thank you and wish you a good week!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s