entre prosa e poesia…

Dezembro seria um mês banal se não fosse o Natal, aquela festa familiar, bem enraizada e de sabor tradicional.

Em Portugal o mês começa com um feriado, dia que nos relembra um momento fundamental da independência nacional. Uma semana depois um novo feriado, este religioso, para uns algo indiferente e para outros valioso. Mas para a grande maioria, devido à pandemia foram dias sem igual…pelo confinamento geral!

E Dezembro continua… colorido…luminoso…vestindo-se de Natal…e aquecendo com ternura a esperança nacional.

Sem planeamento, qualquer mês de Dezembro pode ser louco em demasia, pelo desejo de comprar algo certo para ofertar a amigos e família. Nesse deambular natalício, sempre surge na minha mente aquele difícil pensamento que opõe o espírito de Natal com o lucro comercial.

Curiosamente, neste peculiar Dezembro de um ano tão impar, não houve confronto mas sintonia, ciente que tudo o que comprarmos ajudará uma economia bastante debilitada em virtude da pandemia.

E assim, passo a passo e sem conflito prosseguirá o ritual que levará ao Natal deste ano inesquecível. E ao mais desejado reencontro familiar – nessa data possível sem esquecer a segurança – mas sobretudo a um tempo de fé e de profunda esperança numa real mudança.

O mundo deseja e o mundo precisa. Esperemos que assim seja!

(Dulce Delgado, Dezembro 2020)

10 thoughts on “entre prosa e poesia…

  1. Ora aqui está….e tudo tão verdade!
    Dezembro que este ano traz um Natal diferente, pelo menos para mim, pois será a primeira vez que passarei o Natal em minha casa com o meu marido e o meu filho.
    Protegendo quem mais gostamos…Não faltará amor mas faltará a companhia dos nossos pilares.
    Com a esperança que o ano que se avizinha será diferente.
    Um beijinho Dulce.

    Liked by 1 person

    1. Por aqui, sendo o primeiro Natal com a presença do neto, decidimos que nos vamos juntar. Com todos os cuidados possíveis, em duas mesas e agrupados por habitações. E a máscara só é retirada para comer!
      Estamos todos cientes que tem que ser assim e que será o Natal possível.
      Para o ano será diferente e a desejada naturalidade de gestos voltará. Esperemos.
      Obrigada Fernanda e uma boa semana!

      Liked by 1 person

      1. Ainda bem que é possível festejarem o Natal , embora dentro de algumas restrições, mas juntos, pois será o primeiro Natal com o Vasco e será certamente algo muito esperado.
        Espero que corra tudo bem, Dulce.
        Também lhe desejo uma boa semana!

        Liked by 1 person

  2. Tocou em tantos pontos importantes. Sem dúvida que este Natal será um pouco diferente do habitual por inumeras razões.
    Por cá, estando num local de risco muito elevado, os cuidados irão-se redobrar. No nosso caso, iremos fazer Natal em família (familia pequena) mas senão seria pessoas a passar sozinhas em suas casas. Apesar de tudo temos tido todos muito cuidados, salvaguardando que quase nenhum membro da família costuma sair de casa, iremos estar juntos no Natal.
    Quanto às prendas, sempre fui adepta, de nesta altura, oferecer algo comprado nas nossas lojas se comércio tradicional, este ano não será diferente (apenas com a variante que foram quase todas compradas na mesma loja). Não foi possível andar em várias pelo tempo e pelo perigo da pandemia.
    Será um Natal carregadinho de esperança, este.
    Um beijinho grande, até lá, ainda lhe irei desejar um feliz natal.

    Liked by 1 person

    1. Com este acelerar de acontecimentos, a perspectiva instalou-se em todos nós. Felizmente. Mas creio que isso não nos vai tornar relaxados. Os que já eram continuarão a ser… e os cuidadosos continuarão cuidadosos. Cultivemos o bom senso e aproveitemos o momento.
      Neste post apeteceu-me essencialmente brincar com as ideias e com as palavras. Um jogo rimado…em que nasceu um poema “deitado” e que não queria “estar de pé”!
      Obrigada Irina e vamos falando!

      Like

  3. You made a good point, that the things we’re buying this year are helping the economy. We will have a quiet holiday but there is much to be thankful for, so that will motivate us. Enjoy your time with your daughter and grandson! 😉

    Liked by 1 person

    1. Despite the circumstances and the care that we will have this Christmas, it will be a very desired moment to bring the family together. And for the first time having a “flesh and bone
      baby Jesus”!!
      Thank you!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s