diospiro surpresa

Gosto muito de diospiros de roer, mas não aprecio os de abrir. Nestes últimos nem sempre é fácil perceber o momento ideal em que devem ser consumidos, pelo que estamos sujeitos a sentir aquela desagradável sensação de adstringência que os seus muitos taninos provocam na nossa mucosa bucal quando o fruto não está suficientemente maduro.

Sendo um alimento muito rico em vitaminas A e C, e ainda em potássio, cálcio e fósforo, é excelente para consumir no Outono e no Inverno, época em que são comercializados. Por tudo isso sou uma forte adepta da espécie de roer e à qual dedico hoje este post.

Visualmente é um fruto alegre, de bela cor e que nos oferece de presente uma espécie de flor quando cortado a meio, forma que é mais evidente e perfeita se o diospiro está no grau certo de maturação. Normalmente essa “flor” tem oito pétalas, mais já as encontrei com um número diferente.

O mais curioso foi o ter descoberto há poucos dias, não sei se por estar mais atenta ou por ter feito um corte diferente do habitual…que o diospiro não guarda apenas uma flor…mas que guarda também uma aranha!

Como as demais aranhas, esta tinha igualmente quatro pares de patas ligadas a um corpo… e facilmente a visualizei a passear sobre a mesa… e pelos meandros desta imaginação! Acrescente-se, para melhor compreensão, que aprecio aranhas e que tudo faço para as salvar quando decidem ocupar o meu território.

No dia seguinte abri este diospiro. Encontrei a flor…cumprimentei a aranha…captei estas imagens….e depois saboreei-o tranquilamente e com o prazer de sempre.

Gosto imenso destas surpresas que a natureza esconde!

23 thoughts on “diospiro surpresa

    1. Pelo seu comentário e outros aqui inseridos, fiquei a conhecer esse outro nome do diospiro. Para nós, caqui é um tom muito especifico da cor verde, o verde caqui. Para vós também?
      Muito obrigada e uma boa semana.

      Like

  1. Não aprecio aranhas e dou-lhes guerra. Mas comecei a gostar de diospiros e incluo-os nas frutas consumíveis. Reparo-lhes nas nuances do gosto, noto os cambiantes do paladar, saliento as diferentes texturas da polpa, admiro o colorido na árvore. Mas nunca por nunca lhe veria aranhas e flores nas intimidades.

    Liked by 1 person

    1. Na diversidade que somos, há sempre uns olhares fora da média. Uns aqui, outros ali, outros além…e outros que até não dão guerra às aranhas e até as salvam! É essa a beleza deste mundo, não é?
      Muito obrigada e desejo uma boa semana!

      Like

  2. Dulce,
    Estou há 2 meses em Portugal e na próxima semana volto ao Brasil. Por aqui comi muitos diospiros, que lá chamamos caqui. E apreciei os dois tipos.
    No Brasil temos ótimos frutos destes e sempre apreciei muito. Quando for por lá, experimente!
    Preciosas as observações sobre os desenhos da fruta.
    Parabéns pelo texto!
    Abraços

    Liked by 1 person

  3. Mas que bela e alegre maneira de comer esse fruto delicioso que também aprecio! 🙂 Na próxima vez que comer um diospiro vou olhar para ele de outra maneira… ❤

    Liked by 1 person

Leave a comment