
É raro o dia do ano que não está associado a qualquer comemoração, sendo certo que as homenagens existentes variam entre o compreensível e o estranho, o que por vezes faz nascer em nós um curioso sorriso.
Verifiquei recentemente que no dia 11 de Março de 2021, hoje portanto, se comemorara o Dia Mundial do Rim… e o Dia Mundial da Canalização! Essa constatação levou-me primeiro a uma certa surpresa, seguida da sensação que isso poderia não ser por acaso e logo me questionando se haveria uma razão para se juntarem num mesmo dia.
Pensei um pouco e comecei de imediato a encontrar pontes de ligação…
…ambos implicam a presença de uma infinidade de “tubagens” de calibres diferentes onde circulam líquidos mais ou menos puros;
…o rim, ao funcionar como um filtro purificador do sangue excreta para a bexiga resíduos resultantes do metabolismo celular que não interessam ao organismo, funções que exigem um complexo sistema de canais, veias, artérias, arteríolas, etc,…
…diluídos em água, esses resíduos saem pela uretra para o exterior através da urina…e seguem, juntamente com outras águas residuais pela imensa rede de esgotos e tubagens que se desenvolve nos subterrâneos das nossas cidades, vilas, etc. até chegarem às ETAR’s…
…aqueles locais onde um complexo sistema de milhentas tubagens tratará em várias etapas essas águas até estarem capazes de serem reutilizadas na rega ou em lavagens de ruas. Outra parte, já livre de poluentes chegará ao mar e perder-se-á na sua imensidão…
…enquanto isto acontece… o ciclo da água prossegue na natureza, através da evaporação….formação de nuvens… e chuvas mais ou menos abundantes… que convergem para os rios e seguem para as barragens. Aí…
…consoante as necessidades das populações, será captada por enormes tubagens, depois purificada…e, por outra teia imensa de canalizações chegará a cidades, vilas, aldeias e lugares… e às nossas torneiras…
…onde, num gesto simples encherá o copo que temos na mão e irá saciar a nossa sede, hidratar o nosso corpo…
…e em nós, irá percorrer aquele imenso e maravilhoso sistema de canais e funções que somos, será absorvida e alimentará todas as células do nosso organismo, e será parte daquele sangue que continuamente, através das artérias renais chega ao rim para ser filtrado e purificado…num ciclo que se repete continuamente.
Ou seja, tudo tem a ver com tudo…e tudo tem por base a água, esse bem precioso que sustenta a vida neste planeta. Nele, para ser possível vivermos em condições mínimas de salubridade circula artificialmente por condutas, canais, tubagens, canos….e, no nosso corpo, será sob a forma de sangue e linfa que circula, utilizando uma intrincada rede de canais.
Desventurados serão – e são muitos ainda – os que não têm as infra estruturas básicas em suas habitações que lhes permita o gesto de abrir uma torneira de água potável ou de ter acesso a uma rede pública de esgotos.…como desventurados serão os milhões de seres humanos que em todo o mundo não têm os seus rins a funcionar saudavelmente e, enquanto aguardam eventuais transplantes, precisam de recorrer duas a três vezes por semana à hemodiálise, onde um intrincado e inventivo sistema de tubos e máquinas substituirá a função dos seus rins.
Mais uma vez, o que é aparentemente banal e dado como adquirido deve ser devidamente valorizado. E não o fazermos apenas quando algo falha, ou seja, quando um cano se rompe em casa, a água falta…ou quando os rins doem ou a sua função está alterada.
Por isso….sim, estes dias comemorativos têm realmente sentido!
Puxa! Tive uma sensação tão boa ao concluir o seu texto. Contempla tantas possibilidades e, como bem disse, tudo de mais básico e simples que for é um bem de valor!
LikeLiked by 1 person
Fico feliz por ter apreciado esta chamada de atenção/valorização para aquilo que normalmente é esquecido desde que funcione bem.
Obrigada Lara e desejo um bom fim-de-semana.
LikeLiked by 1 person
Dia de valorizar um órgão tão importante pro nosso corpo… e a vida. Importante! Adorei 👏🏻
Hj também faz um ano que a OMS declarou a pandemia do coronavírus. Quantas coisas aconteceram de lá pra cá… quantas perdas, mudanças, aprendizagens… importante conscientizar que que faz hemodiálise deveria estar sendo priorizado na vacinação também. Abraços
LikeLiked by 1 person
Sempre é importante lembrar estes detalhes, não é?
Creio que aqui em Portugal quem faz hemodiálise foi integrado na segunda fase de vacinação iniciada em Fevereiro, depois dos lares e pessoal médico. No Brasil não tiveram prioridade?
Obrigada Bia e bom fim-de-semana!
LikeLike
Lá está. Isto anda tudo ligado. 🙂
LikeLiked by 1 person
Anda mesmo tudo ligado… mesmo quando não parece…
Obrigada Luisa e um feliz fim-de-semana!
LikeLike
Muito interessante e didático e afinal parece que as comemorações se interligam.
Uma boa noite, Dulce.
LikeLiked by 1 person
Digamos que eu consegui relacioná-las…mas não sei se na génese estaria essa ideia!
Obrigada Fernanda e desejo um agradável (apesar de ainda bastante limitado) fim-de-semana!
LikeLiked by 1 person
Excelente post, na verdade, uma bela aula. Parabéns!!!
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada pela apreciação e desejo um bom fim-de-semana!
LikeLike
Dulce, confesso que viajei neste post. Viajei no bom sentido – através da imaginação e ligações tão necessárias que separadas poderiam ser uma coisa mas juntas fazem todo o sentido. A sua capacidade de criatividade aliada a conhecimento e fazer pensar é qualquer coisa de magnifico!
Adorei este post onde realmente prevalece a valorização de algo que temos como adquirido.
Um beijinho grande, um dia feliz.
LikeLiked by 1 person
Sempre fico contente quando estas minhas “divagações” resultam em algo com sentido. Mas nem sempre isso acontece…e por vezes ficam em “stand by” esperando um click qualquer que pode surgir ou não.
Enfim…meandros das mentes criativas/irrequietas!
Obrigada Irina e bom fim-de-semana!
LikeLiked by 1 person
Wow, so clever!!! I love the way you bridged these ideas – and I’m grateful to have so much clean water that I never question it and the kidneys are healthy enough to process it. I know not everyone is so lucky.
LikeLiked by 1 person
Most of the time, we only realize the real value of what we have when something fails. The “spider” that surrounds us has too many stimuli … and makes us forget what is “common, banal and guaranteed”…
Thank you!
LikeLiked by 1 person
That’s an interesting way to say it – the “spider” surrounding us keeps us very busy. 🙂
LikeLiked by 1 person