esperança primaveril

Com a Primavera que hoje se iniciou às 9h 37m (a.m.), hora de Portugal, chegam os dias maiores e mais luminosos, uma natureza vestida de cor e, em cada detalhe, muita vida em latência brotando para um novo ciclo.

Todavia, apesar de tudo isso sempre me encantar, associo muito esta Primavera a uma “Esperança de Equilíbrio”…a um tempo-força que nos deixará mais próximo de uma estabilidade que acredito será possível nos próximos meses com o controle da pandemia pela vacinação.

E na sequência disso…

…a possibilidade de retornar, mesmo que lenta e progressivamente aos ritmos e gestos conhecidos

… aos afectos sentidos na pele

…à emoção das palavras e gestos sem máscaras

…à espontaneidade social

…aos passeios que não se fizeram

…às rotinas que deixaram saudades

…etc.

Para os que perderam o emprego, a habitação ou algum familiar/amigo durante a pandemia, ou para os que adoeceram e ainda não recuperaram totalmente, talvez os detalhes acima sejam um pouco secundários. Para eles, o equilíbrio estará em arranjar um novo emprego que lhes assegure o que tinham antes, no restabelecimento da saúde, ou no tempo interior necessário ao luto e à aceitação da perda.

Caberá a cada um perceber o que deverá colocar nos “pratos da balança da sua Vida”, para que a estabilidade se instale e seja real. Se for necessário ir à luta, mas sempre tentando envolver essa procura de esperança e de energias construtivas…

…como a boa energia que a Primavera gratuita e silenciosamente nos oferece todos os anos.

Boa Primavera!

(Que esta “esperança de equilíbrio” seja imensa e se estenda igualmente aos meus leitores do hemisfério sul que hoje abraçam o Outono! ) 

22 thoughts on “esperança primaveril

  1. A Primavera é sem dúvida a estação da vida, da renovação e da esperança. Voltamos de bom grado a confiar-lhe essa missão, pois estamos muito cansados (como diz, para muitas pessoas, vai muito além do cansaço) e sedentos desse equilíbrio… Que a Primavera seja generosa 🙂

    Liked by 1 person

  2. Por aqui começamos o outono… Vacinação em ritmo extremamente lento.. Presidente cruel, insensível, estimulando as pessoas a irem para as ruas, sem máscaras, com o país passando de 300 mil mortos, com falta de oxigênio nos hospitais e remédios para intubação.. Desigualdade em alta, negacionismo imperando, hospitais lotados… Depois do outono ainda teremos um longo inverno pela frente… Venha primavera: traga flores e esperanças…

    Liked by 1 person

    1. Pois… vocês estão a passar por um período bem difícil e a forma como tudo está a ser gerido é realmente de bradar aos céus e totalmente incompreensível. Mas para mim o mais curioso é o apoio que esse vosso presidente continua a ter…
      Espero sinceramente que a vacinação acelere o suficiente para ter alguns efeitos já no próximo Inverno. Haja esperança.
      Obrigada e um bom domingo.

      Liked by 1 person

      1. Obrigado, Dulce. Nos bastidores, especialmente, dos políticos, o apoio depende de fatores econômicos e a qual sistema a maioria está interessada num determinado momento. O que assistimos, mas, não sem, de certa forma, denunciamos, é algo estarrecedor, mas, faz parte de um processo de maturação e, sofrimento, coletivo, aliás, muito sofrimento coletivo e individual. Este ciclo passará, espero sairmos melhores como indivíduos e como nação…

        Liked by 1 person

    1. Being a deep desire of so many … maybe all that hope and good energy will come together and make an effect in this world.
      We must believe that we are moving towards a greater balance.
      Thank you very much!🌼

      Liked by 1 person

  3. Que esta primavera traga mesmo essa esperança que tanto desejamos!… Um abraço à minha mãe sem máscara ❤ um dos afectos que muita saudade tenho!

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s