planta-melancia

Como fruto sazonal, a melancia escolhe a altura certa do ano –  a Primavera e o Verão – para partilhar a sua cor, alegria, fresquidão, paladar e poder de hidratação…com quem a aprecia!

Em minha casa porém, tenho “sempre” esse fruto através da Planta-melancia ou Begónia-melancia (Peperomia argyreia), uma planta nativa da América do Sul mas que aprecia o nosso clima temperado.

Algumas das suas folhas mais circulares são imitações perfeitas de uma melancia riscada, tão perfeitas que, durante todo o ano me alimentam o olhar…o paladar da imaginação …e silenciosamente me levam à frescura de uma fatia de melancia!

Dá para perceber que sou uma fã incondicional de melancia!🍉

29 thoughts on “planta-melancia

    1. Tal como a Fernanda, são imensas as pessoas que não a apreciam. A diversidade que somos é isso mesmo, não é?
      Mas a planta é bonita e…o olhar não tem paladar!😉
      Obrigada e um bom resto de dia.

      Liked by 1 person

  1. Cá por casa, durante o primeiro confinamento entre Março e Maio do ano passado, transformámos a varanda numa “quase-horta” urbana. Ainda conseguimos colher umas coisas que, por sinal, estavam saborosas – tomate-cereja, rúcula, ervilhas, coentros e salsa.
    Também na qualidade de fãs incondicionais, experimentámos a melancia. Foi crescendo e crescendo, mas o fruto ficou muito aquém da expectativa. A horta encerrou, desde então.

    Liked by 1 person

    1. Talvez a melancia também se tenha sentido confinada…..🤔
      Mas se já deu para cultivar e provar todas essas espécies, foi certamente uma boa experiência. É pena que não tenham persistido…
      Saborear uma boa melancia é sempre um bom momento, não é Miguel?
      Obrigada pelo comentário e por partilhar esse episódio.

      Liked by 1 person

    1. Mais um elemento que se junta ao “clube da melancia”, um “clube” bastante democrático pois junta o verde e o vermelho….
      Muito obrigada Nuno, e ainda bem que apreciou o post!😊

      Liked by 1 person

  2. Está linda a tua planta melancia!! Vou-te pedir um rebento… é que a minha não sei mesmo o que aconteceu e está a morrer aos poucos, não sei o que fiz de diferente… Também gosto tanto de melancia 🙂

    Liked by 1 person

    1. Esta é filha da tua… e agora posso dar-te uma filha da minha que já está envasada! Ou seja, a neta vai voltar a casa da avó!!😀
      É giro, não é?
      Bjs 🧡

      Like

  3. Dulce,
    Lembra mesmo a melancia. Linda e desenhada.
    Aqui em minha casa no Brasil, no verão, por vezes escolhemos um dia e comemos apenas melancia, de manhã à noite: uma verdadeira desintoxicação! É uma fruta maravilhosa!
    Grato por nos lembrar coisas simples e belas.
    Abraços

    Liked by 1 person

  4. Dulce conheço a planta, que acho muito bonita, mas desconhecia a designação, que faz todo o sentido porque lembra realmente a melancia riscada. Vivendo e aprendendo! Obrigada pela partilha. 😊

    Liked by 1 person

  5. Por tudo sobretudo pela arte que criastes com a melancia. Espetacular! ( não sei o que acontece, mas não tenho recebido muitos posts de seguidores entre eles os teus. vou tentar entender se mudou algo na configuração do blog. desculpe o atraso.) abraço!

    Liked by 1 person

    1. Detalhes do dia-a-dia engraçados de seguir!
      Realmente poderá haver qualquer problema, pois de vez em quando recebo a notificação que o Fernando começou a seguir o Discretamente… E a última foi há 14 dias!
      Obrigada por ir aparecendo!

      Like

Leave a comment