ambiente

Tranquilidade, é o que esta imagem me transmite num primeiro olhar… talvez por se tratar de um detalhe do Alentejo onde nasci e que sempre me inspira esse sentimento pela harmonia da paisagem.

Insisto no olhar……e apesar do elemento central ser um veículo motorizado, encontro um equilíbrio entre as suas componentes.

Assim…

… o homem recorre à terra, de forma manual ou mecanizada, para a cultivar e retirar os seus alimentos essenciais…

… a terra necessita dos outros elementos da natureza – água, ar e sol – para que as sementes plantadas pelo homem ou de geração mais espontânea se desenvolvam, sejam alimento ou se transformem noutros recursos vitais…

… é ainda essa terra que disponibiliza de uma forma directa ou indirecta alimento a todos os animais que a habitam…

… muitos dos quais são agentes importantes nos ciclos reprodutivos da natureza e no processo de fecundação de muitas das plantas existentes…

… todas pertencentes ao reino vegetal, o grande produtor do oxigénio que todos os seres vivos respiram neste planeta…

… e assim por diante…

Ou seja, tudo tem a ver com tudo e tudo se completa, neste ciclo que poderia ser perfeito.

O meio ambiente mantêm o equilíbrio quando os recursos existentes são usados harmoniosamente e sem excessos. Quando os ciclos naturais são respeitados. Quando nenhum elemento da natureza é abusado e não lhe é exigido mais do que pode dar.

Incompreensivelmente, é o ser mais inteligente que habita este planeta – o homem – o que menos respeita o meio ambiente e o que mais o desequilibra.

Um bom paradoxo para meditar neste Dia Mundial do Meio Ambiente.

22 thoughts on “ambiente

    1. Infelizmente assim será…
      Porém, acredito nos pensamentos positivos e especialmente que as pequenas acções conscientes e equilibradoras que podemos realizar no nosso dia-a-dia terão a sua força.
      E talvez, com o tempo, a “ganância” se vire para formas mais ecológicas de viver…
      Muito obrigada e desejo um bom domingo.

      Like

  1. Que se saiba somos os únicos seres dotados de razão e é talvez por isso que tanto perturbamos o meio físico e humano. Os actos humanos são contingentes e não necessários, podem ou não seguir o bem e o belo. Escolher tem destes riscos e perigos.
    A paisagem é linda e muito comum no Alentejo.
    Boa noite, Dulce.

    Liked by 1 person

    1. Escolher tem os seus riscos, como a Bea bem diz, mas a dita razão/inteligência deveria ser suficiente para que, no momento da escolha, o preservar o ambiente e o ar que se respira osse levado em conta de uma forma mais consciente. Afinal são recursos vitais.
      Mas a “inteligência do lucro” tem mais força…
      Obrigada Bea, um bom resto de domingo e já agora, uma semana tranquila!

      Like

  2. O seu post, bem elaborado e bastante oportuno, precisa ganhar repercussão para que os humanos reflitam – e se conscientizem verdadeiramente – a respeito do papel e responsabilidade individuais em relação aos recursos naturais e equilíbrio do planeta. Parabéns!!!

    Liked by 1 person

    1. Por considerar o assunto deveras importante, sempre aproveito todas estas datas e oportunidades para relembrar, insistir, recordar, deixar a mensagem por aí a vaguear no éter….
      É pouco… quase nada… mas para além dos cuidados e respeito que sempre tenho no dia-a-dia por este lugar que me recebe, pouco mais posso fazer…
      Muito obrigada e desejo um bom domingo.

      Like

  3. O respeito pela natureza devia aprender-se ao mesmo tempo que aprendemos a comer, a falar, a caminhar. Muitos povos, que consideramos pouco desenvolvidos, sabem aproveitar os seus recursos ao mesmo tempo que a veneram. Já nós, os ditos civilizados, umas vezes parece que vamos no bom caminho, outras exatamente o oposto. É mesmo importante que nos centremos no equilíbrio do planeta e não deixemos de falar disso. Por isso sempre pertinente o post da Dulce. E sempre bonita também a imagem. Boa semana Dulce 🙂

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s