lisboa em festa

No dia do feriado da nossa capital poderia falar do culto ao seu padroeiro Santo António de Lisboa, dos dotes de casamenteiro associados a este santo ou ainda do curioso responso/oração com o seu nome que muitos alegam ser uma preciosa ajuda na procura de objectos perdidos.

E poderia falar dos populares casamentos patrocinados pelo município, ou ainda das marchas populares e arraiais que habitualmente movem multidões pelas ruas da cidade, eventos que não se realizaram nos dois últimos anos devido à situação pandémica.

É certo que não haverá as tradicionais Festas de Lisboa…mas Lisboa está envolta numa festa de cor e emana uma imensa alegria proporcionada pelas flores dos jacarandás, evento que se repete anualmente e a que este Discretamente não resiste…

Para além do Santo António, há um outro santo também associado à cidade, o São Vicente, cujo corpo viaja eternamente dentro de uma barca vigiada por dois corvos no cimo de muitos postos de iluminação pública da cidade.

Sendo uma imagem já naturalmente curiosa, sempre me delicia encontrar nesta época do ano a referida barca navegando sobre e os jacarandás… num mar de ondas lilás!

No mínimo, é adorável!

Termino com uma fotografia que me parece revelar bastante bem a “essência” desta belíssima árvore.

A elegância e a expressividade que emana em cada um dos seus ramos permite desenhar histórias visuais únicas e irrepetíveis. São por isso infindáveis as que estão disponíveis no céu de Lisboa …e que eu tanto gosto de ler e apreciar nesta tempo de festa e de despedida da Primavera.

Esperemos que em 2022 a cidade volte finalmente a se vestir de gente e de muita Festa …porque os jacarandás sempre voltarão para a vestir de cor!!💜

25 thoughts on “lisboa em festa

  1. What a delightful festival of jacarandas! I think I would have to go to Los Angeles to see one of these trees but even there, I’m sure they’re not as pretty as they are in Lisbon. Of course, I love your photos of the fallen blossoms under the tree but also, I like seeing the structure of it in the last photo. I love branches that grow crooked like that. Beautiful, thank you.

    Liked by 1 person

    1. It seems to me that the latitude of Los Angeles won’t be much different from Lisbon, so they could be so beautiful as here.
      I like to think that they are beautiful because they fell in love with Lisbon…and because Lisbon fell in love with them!😊
      The last image is for me the most beautiful, due to the beauty and expressiveness of the branches. I think we are in agreement!
      Thank you and I wish you a good week!

      Liked by 1 person

      1. I just looked it up and yes, there are lots of Jacarandas in L.A. but I think the older surroundings in parts of Lisbon must make for a prettier scene. I hope you enjoy your week, too.

        Liked by 1 person

  2. Que maravilha Dulce! 💜 Que saudades da cidade que me viu nascer e onde vivi 22 anos. Regresso em breve. E o “nosso” Santo António… ❤🍀 Recordo-me bem da visita à igreja e ao museu homónimos. Volto a partilhar. Obrigada!

    Liked by 1 person

    1. Ainda bem que aprecia, Filipa.
      Gosto sempre que os posts sejam mais divulgados, mas peço-lhe que, caso volte a fazer isso, antes de inserir o post escreva a fonte com o nome do meu blog. Tal como costuma fazer é muito fácil associar o post a si e não ao verdadeiro autor.
      Gosto das coisas claras e espero que não me leve a mal estar a dizer isto.
      Muito obrigada e uma boa semana.

      Liked by 1 person

  3. Belíssimo, Dulce. Que linda flor, esta dos jacarandás, que adorna as árvores de Lisboa nesta estação do ano. Deve ser mesmo uma experiência ímpar andar pelas ruas da cidade e apreciar esta beleza. Obrigado pela partilha de palavras e imagens que tanto gostei de ler e ver.

    Liked by 1 person

    1. Eu perco-me completamente a fotografar a cidade! E estas fotos são apenas dos locais onde passo diariamente. Em muitas outras zonas e recantos o espetáculo é similar ou será ainda melhor. São realmente umas belas árvores!
      Muito obrigada e desejo uma excelente semana.

      Liked by 1 person

  4. Obrigada pelos jacarandás de Lisboa, Dulce. Este ano, ao invés de tantos outros, não tive ainda a oportunidade para me maravilhar com eles e neles. Encantam. Penso às vezes que, se plantasse uma fila na terra de meu pai, iam ficar lindos. Porque o são e não há lugar que não enfeitem. Na minha cidade há jacarandás muito jovens. Talvez ainda os veja crescidos, mas vão durar mais que eu. Lembro os que guardam o parque Eduardo VII e uns já bem velhos, numa incrível beleza de troncos num recanto (ou será um jardim) que vejo do autocarro suponho que a caminho de Belém.
    Boa noite, Dulce.

    Liked by 1 person

    1. Planar sobre a cidade nesta altura do ano seria uma viagem memorável pela quantidade de lilás espalhada pela cidade. Que bom seria “ter asas”!
      Ainda não passei este ano por esses jacarandás que dão cor ao Parque Eduardo VII, mas sempre associo a sua beleza à feira do livro de Lisboa…quando ela acontecia na altura habitual…
      Creio que eles ficariam bem na terra do seu pai…porque eles ficam bem em todo o lado!. Mas há muita gente que não os aprecia pelo facto das flores sujarem os passeio. Mas sempre virá uma chuva que tudo lavará!
      Muito obrigada Bea e desejo uma semana tranquila.🌺

      Like

  5. Os jacarandás passaram a fazer parte da “arquitetura paisagística” das nossas cidades e vilas, e foi uma bela aposta em amplo sentido mas especialmente no visual. São deslumbrantes, e alegram qualquer “cantinho”. Belas fotos Dulce, como sempre inspiradoras. Faltando o arraial e a sardinhada, alegram-nos os jacarandás. Uma boa noite 🙂

    Liked by 1 person

    1. Pessoalmente basta-me a festa dos jacarandás… e umas boas sardinhas num sitio tranquilo! Não sou de arraias e confusão. Fui uma única vez na vida para Alfama na noite de Santo António e chegou-me os apertos, a confusão, a loucura…
      Mas respeito totalmente quem gosta e tenho muita pena que esses estejam privados da sua festa dois anos seguidos. Fará doer muitas almas por aí!
      Obrigada Antónia e boa semana!

      Liked by 1 person

      1. Dulce também prefiro essa festa! E as sardinhas em qualquer outro lado, desde que sejam fresquinhas. Na verdade nunca senti o apelo das festas dos santos populares na capital, e aqui na província faziam-se uns arraiais bem bonitos, mas são tempos que já lá vão. Gosto das marchas, porque trazem muita cultura com elas, mas a confusão também dispenso. Obrigada, e boa semana também para si!

        Liked by 1 person

  6. Dulce,
    Beleza de post. A Lisboa já é linda e colorida: assim se supera.
    Mas devo revelar que sou suspeito para falar desta árvore: aqui no Brasil meu endereço é: Rua dos Jacarandás!
    De verdade.
    Resido há 11 anos nesta rua, pontilhada de jacarandás dos dois lados.
    Aí como aqui, linda árvore.
    Abraços e parabéns pelo texto e imagens!

    Liked by 1 person

    1. Que bela rua para viver! Será um privilégio ir à janela e ver o espetáculo de cor que oferecem, sendo certo que aí eles estão na sua zona de origem e provavelmente ainda mais felizes que os nossos.
      Aproveitemos com alegria estes olhares da vida, gratuitos e belos!
      Muito obrigada e boa semana!

      Like

    1. Nuno, também há jacarandás aí nos Açores? Eles gostam muito de calor e sol, mas não sei se gostam de humidade…
      São realmente umas belíssimas árvores e um prazer para o olhar, estejam onde estiverem.
      Obrigada e desejo uma excelente semana!

      Liked by 1 person

  7. Esta nossa cidade fica sempre tão bonita e colorida nesta altura do ano… é o que tu dizes, só faltam as pessoas e a Festa para ficar completa! Lindas fotografias!! ❤

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s