verão

Olho amiúde para o céu….sol….lua…ou estrelas que este meu olhar abarca….e ainda para este chão que me recebe e onde me agarro por umas raízes invisíveis e penso:

Como pode esta “bola gigante” – e ainda por cima ligeiramente achatada e inclinada – que roda sobre si a 460 m/segundo (na zona do equador) e circula em volta do sol a uns incompreensíveis 30 Kms/segundo……não perder o “tino” e a orientação e, com uma precisão impressionante permitir calcular os fenómenos/ciclos daí resultantes e que se repetem dia-a-dia, mês-a-mês, ano-a-ano…

…como o nascer e o pôr-do-sol … os eclipses… ou as estações do ano…

Foi precisamente às 04h 32m da madrugada de hoje que começou mais um Verão neste hemisfério norte onde estão as minhas virtuais raízes. Significa que esta metade do planeta terá o seu dia mais longo, que vai receber mais intensamente os raios solares e que naturalmente iremos adaptar os nossos dias e o nosso corpo a essa circunstância. Assim como a nossa mente, que logo desliga um pouco da rotina e entra de certa forma em “tempo de férias” e de vontade de descanso.

Somos simultaneamente assistentes e participantes desta harmonia/sintonia do Universo, algo pouco consciencializado pela maioria de nós na rotina dos dias, mas algo imenso e quase mágico que, só por si, deveria ser suficiente para que o termo ”respeito” estivesse na base de todas as nossas atitudes e decisões.

E neste respeito incluo o que deveremos ter com esta “bola gigante” em todas as vertentes com ela relacionadas….mas igualmente o respeito entre nós, humanidade que a habita, porque realmente não somos mais do que uma ténue “poeira” espalhada sobre ela.

Essa é uma verdade que esquecemos vezes demais.

A todos, neste dia de solstício, desejo o melhor Verão (ou o melhor Inverno)!

19 thoughts on “verão

  1. será certamente o melhor verão possível, mas hoje não parece. Anda tudo enviesado, nós, o clima, o vírus, e sabe-se lá que mais.
    Damo-nos demasiada importância, talvez. É provável que não sejamos os únicos neste universo. Bastante plausível. Mas também é verdade, e não lhe faltamos ao respeito por isso, que, até ver e apesar das asneiras que cometemos por essa mesma razão, somos os únicos a entender minimamente a imensidade que nos rodeia, o irrisório pó de estrela que nos compõe, essa necessidade de respeito pelo mundo e pelos outros. É este entendimento que me parece misterioso e acho incrível. Um mundo não pensado, existe ou pode existir, mas é uma existência vazia.

    Liked by 2 people

    1. Enfim, a insatisfação faz parte da natureza humana…e a natureza também não anda muito satisfeita…
      Únicos neste “nada” do Universo? Sou daquelas que não acredito minimamente nisso, mas que outros haverá por aí nesta imensidão onde pairamos. Mas como a Bea diz, até ver somos os únicos que damos a cara. Os outros se aparecem por aqui será escondidos ou pela calada da noite….E cheios de curiosidade ainda nos aventuramos espaço fora. Talvez um dia nos cruzemos com outros numa “esquina” do universo…
      Voltando ao contexto do post…obrigada Bea e que tenha um agradável e tranquilo Verão!

      Liked by 1 person

  2. Doce Dulce, ( perdão pela liberdade ) , cá embaixo temos o Solsticio de inverno, cujo meridiano em são paulo , provoca-nos uns 17ºC , com sensação de 10ºC no corpo , e uma apreensão por mais um inverno a ser vivido , com a esperança da proxima primavera ( em setembro ,ora pois ) .

    Liked by 1 person

    1. Esta doce Dulce não se incomoda com essa liberdade expressiva, algo a que já estou habituada. Aliás, até gosto!
      Como eu refiro no final do post – pois tenho muitos seguidores desse lado do mundo – aí é o Inverno que dá a cara. Em comum apenas um nome, solstício, porque a vedeta deste filme, o sol, aqui está mais próximo e na ribalta.
      Haja saúde para todos nós e muito rapidamente o inverso acontecerá nestes tempos demasiado acelerados…
      Muito obrigada por comentar.

      Like

    1. Que isto é tudo maravilhoso e uma enorme aventura que vivemos em cada segundo dos nossos dias, é verdade. Aparentemente parados….mas sempre em vertiginoso andamento!
      Obrigada e que o Inverno por aí não seja muito invernoso!

      Liked by 1 person

    1. Para amanhã Filipa, estão previstos uns agradáveis 27ºC e sol em Lisboa. Vai-lhe saber muito bem aqui chegar por todos os motivos …e também por este certamente!
      Boa viagem e um bom tempo por Lisboa!

      Liked by 1 person

    1. A natureza precisa de ambas as condições meteorológicas para se equilibrar….mas concordo totalmente Bia, é preferível um belo dia de céu azul e com sol!
      Obrigada e um dia feliz!🍀

      Like

    1. If, on the one hand, these are matters that concern us a lot…on the other hand, the fact that we are a simple point in the universe is really fascinating and commands a lot of respect.
      When these two feelings come together… something has to be born.
      In this case, a post was born… with the wish of a good Summer!🌞🌞
      Thank you very much.

      Liked by 2 people

Leave a comment