38

Este primeiro dia de Setembro apareceu envolto num nevoeiro morno e agradável, daquele que o corpo não rejeita. Por esse cinzento deambulei um pouco logo pela manhã na zona ribeirinha de Lisboa, levando comigo o sentir luminoso que vivi neste mesmo dia há 38 anos atrás, data em que tu nasceste e eu fui mãe pela primeira vez.

Sempre que os filhos fazem anos, como mães voltamos atrás e vibramos entre recordações e um mar de emoções. As minhas são doces e fluidas, como foi todo o processo do teu nascimento e como têm sido estes 38 anos da nossa relação. Hoje também tu és mãe e eu uma feliz avó do teu filho!

Entretanto a vida foi acontecendo neste planeta/universo. A Terra deu trinta e oito belíssimas voltas ao Sol… mas em nós a sensação é de rapidez… de um tempo fugaz…como aquele gesto simples e meio inconsciente de rasgar ou de riscar mais uma folha do calendário que “gere” o tempo. Não deveria ser assim…

Nestes 38 anos demos incontáveis passos como pessoas individuais. Tu no teu caminho e eu no meu. Atravessamos nevoeiros, céus azuis, dias soalheiros, certezas e incertezas, momentos de pura felicidade e alguns de tristeza. Mas ambas sabemos que é na atenção pelo outro, no estar presente, no aconchego, na troca e no jogo entre o dar e o receber que está tudo o que vale realmente a pena no desenrolar dos dias e da Vida.

Isso é a essência. Diria mesmo que é o Sol que sempre está presente mesmo nos dias de nevoeiro!

Muitos Parabéns minha filha, e continuação de uma boa viagem pela Vida!

(Dulce Delgado, 1 Setembro 2021)

25 thoughts on “38

  1. Fantástica a foto, é como nas brumas da memória, ou da nossa história, neste caso uma belíssima memória de mãe, sem bruma. Não é por não comentar, que não amo as suas fotos e poemas, mas fico um pouco sem jeito, ou sem tempo, não tenho essa facilidade, só gostaria que soubesse que gosto muito, não faço um like automaticamente, não, eu leio e aprecio. Esta não resisti.

    Liked by 1 person

    1. Só o facto de ficar a saber que costuma passar por este recanto e que gosta realmente do que vou publicando é motivador e sempre um incentivo para mim.
      Cada pessoa é um mundo, e assim como há algumas que colocam likes de seguida sem lerem nada, há outras que sei que apreciam o blog e não gostam de se se manifestar publicamente.
      Mas é obvio que fico satisfeita por não ter resistido a comentar este post que tem tanto de mim!
      Muito obrigada e desejo um bom dia!

      Liked by 1 person

  2. Atrasados no dia mas não nos desejos mais sinceros de parabéns e das maiores felicidades para filha e mãe, e também para todos os que vos rodeiam e vos são mais queridos. As palavras ditadas pelo coração são sempre as mais bonitas. A imagem é linda!

    Liked by 1 person

    1. Obrigada Miguel pela presença, pela apreciação e obviamente também pelos votos.
      Creio que quando as emoções estão presentes, quer o olhar, quer as palavras têm outra força e sensibilidade. Este é um bom exemplo. E concordo plenamente: Setembro é um belo mês!
      Entretanto, espero que tudo tenha corrido bem com o Miguel nestes conturbados meses que o mundo viveu.

      Liked by 1 person

  3. Que maravilha de texto… palavras que me enchem o coração! Esta nossa essência/sintonia ninguém a muda e muito orgulho tenho eu nesta nossa relação! Obrigada por este post… surpreendes-me sempre todos os anos ❤ Beijo meu e do teu netinho que gosta tanto de ti 🙂

    Liked by 1 person

    1. Como bem dizes, essa essência/sintonia é nossa, mesmo quando a diferença de gerações se manifesta e temos opiniões ou modos de actuar diferentes. Tudo ultrapassável com amor e respeito!
      Bjs e ainda bem que apreciaste esta prendinha virtual!🧡🤗🌼

      Like

  4. Prefiro pensar que não cheguei atrasado e sim no tempo certo. Texto e foto são atemporais e essas em particular ganham uma dimensão de extrema sensibilidade: a da mãe em palavras e nos olhos que acolhem a realidade do momento. Únicos, belos e que aquecem a quem aqui chega. O meu abraço carinhoso em toda a tua família, Dulce. (Ah! essas tuas fotos….livro não pode esperar.)

    Liked by 1 person

    1. Obrigada Fernando pelas sensíveis palavras. E sempre fico feliz quando um post “aquece” quem o lê. O mundo precisa tanto disso, não é?
      Entretanto…o lugar das minhas fotos será apenas no “éter”!🙂🙏
      Boa semana!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s