outono

Para nós, humanos, este será mais um dia no calendário das nossas vidas. Contudo, ele não deixa de ter um significado especial pois marca um momento importante na dinâmica que rege este planeta onde vivemos. Este dia significa que…

…começa o Outono no hemisfério norte, sendo já evidente o encurtar dos dias e as noites bem mais longas,

…as folhas de muitas árvores, já em processo de secagem, irão começar a cair com mais celeridade e a atapetar os nossos caminhos,

…o nublado/cinzento do céu aparecerá de uma forma mais recorrente e iremos senti-lo mais húmido, fresco e desconfortável,

…as primeiras chuvas já passaram por aqui,

…e em muitos de nós, talvez se instale uma espécie de nostalgia sobre o Verão e sobre as férias que entretanto já terminaram.

Mas para esta andorinha e para muitas outras aves que partilham o Verão connosco…

…habita uma certeza instintiva que as levará muito em breve a enfrentar os céus para mais uma louca viagem de milhares de quilómetros para Sul, em busca de lugares mais quentes e soalheiros,

…será uma viagem incrível e a primeira aventura para as que nasceram este ano,

…entretanto, estão a viver dias de preparação e de acumulação de energia a fim de enfrentarem essa poderosa jornada,

…e não saberão se a força que habita a sua aparente fragilidade será suficiente para cumprir mais uma vez essa vital missão que se repete anualmente geração após geração.

Se as aves pensassem…diria que a andorinha da imagem estaria a navegar nestes pensamentos….

Quanto a mim, limito-me a desejar a todas elas uma boa viagem até ao Verão do hemisfério Sul, levando cumprimentos meus para os que vivem nessa metade do mundo….e que leram este post até aqui!

E a todos nós que o Outono irá envolver a partir das 19h 21m de hoje, que ele seja um tempo de bom senso e equilíbrio, e que apreciemos com prazer os belos detalhes que a Natureza nos irá oferecer!

Bom Outono!🍁🍂🍄🌰

20 thoughts on “outono

    1. Digamos que numa primeira fase não é fácil sair do Verão e de uma “liberdade” diferente…mas logo o Outono nos encanta com os seus dotes coloridos e saborosos. Depende muito de nós e do nosso modo de o olhar.
      Obrigada Fernanda e um dia a gosto!

      Liked by 1 person

  1. Por aqui ja começaram as primeiras chuvas. Eu gosto bastante do Outono pelas suas cores, agora aqui pertinho do Geres posso ir acompanhando os nuances e trazer inspiração para as obras 😊
    Tenha um exelente Outono, Dulce.
    Um beijinho.

    Liked by 3 people

  2. Tenho visto cada vez menos andorinhas. Também lhes desejo uma boa viagem, nessa epopeia de milhares de quilómetros, que segundo li, leva cerca de 6 semanas. E um bom e colorido Outono para todos!

    Liked by 1 person

    1. Uma verdadeira saga para as andorinhas e para muitas outras aves. É realmente difícil imaginar como tão pequenos corpos conseguem realizar tal viagem. Maravilhas que nos envolvem e por vezes esquecemos de apreciar…
      Muito obrigada.

      Liked by 1 person

  3. O outono é a estação do aconchego, dos tons quentes e dos fins de tarde mais frescos que nos devolvem o prazer de “voltar” ao lar. Por aqui ainda se veem muitas andorinhas, mas sim, cada vez vão sendo menos. A cada ano elas levam e trazem calor, dias maiores e mais luminosos, são parte importante do nosso ciclo de vida. Belo texto Dulce, obrigada pela partilha, e que tenha um outono tranquilo e inspirado. 🍁🍂

    Liked by 1 person

    1. Sim, fazem realmente parte do nosso ciclo de vida, neste vaivém dos anos que vão passando. A grande diferença é que perante o nosso olhar elas são sempre “novas e energéticas”…e connosco já não é bem assim…
      Muito obrigada Antónia e um bom fim-de-semana.

      Liked by 1 person

  4. Amo este aprendizado e partilha cujas estações se alternam no sul e no norte, para sabermos que o ciclo da vida é constantemente, belo, e, indiferente a nós tão iludidos em controlarmos o tempo e a vida…

    Liked by 1 person

    1. Essa relação entre o norte e o sul é maravilhosa e uma espécie de “dança”, seja das estações, seja da energia que envolve este pontinho que nos conduz pelo espaço.
      E nós, simples habitantes desse ponto, continuamos arrogantes apesar da nossa enorme vulnerabilidade…
      Enfim, somos o que somos.
      Muito obrigada.

      Like

Leave a comment