
Se há passeios que me preenchem são os que se desenrolam à beira-mar em tempo de maré vazia.
Adoro aquele transpirar salgado e húmido da areia molhada… as linhas de água que escorrem para o mar esculpindo a área de vazante… as rochas, pedras e conchas… as marcas deixadas na areia pelas aves…mas igualmente o som das ondas ou as ténues neblinas que nos envolvem. E adoro o cheiro que tudo emana e que tem o dom de me transportar para uma infância/juventude bem recheada de momentos semelhantes…mas em que a natureza, nomeadamente a flora e a fauna marinha, era então bem mais efusiva e rica em detalhes. Objectivamente, gosto de tudo o que a baixa-mar nos oferece!
Sempre com o Atlântico no olhar, recentemente realizamos um agradável passeio entre a Praia do Magoito e a da Aguda, ambas localizadas no concelho de Sintra. Este passeio ocorreu no dia do equinócio de Outono, mais precisamente a 22 de Setembro último, sendo uma belíssima forma de dizer adeus ao Verão e de dar as boas-vindas ao Outono.
Partilho hoje algumas imagens mais gerais desse percurso, ficando para outro post que publicarei em breve os pormenores que tanto aprecio.









Percorrido o areal até à praia da Aguda, subimos a grande escadaria que permite chegar ao topo da arriba, sendo o regresso ao ponto de partida realizado num trilho aí existente.






O passeio terminou com a chegada ao ponto de partida. Adoramos o percurso e ficamos com vontade de explorar outras zonas costeiras da região.
Antes de concluir porém, gostaria de partilhar alguns dados sobre a geologia desta área.
Enquanto que a arriba da zona percorrida é essencialmente formada por “uma sucessão de camadas quase horizontais de calcários argilosos e margas”, na praia do Magoito a arriba é uma duna consolidada, ou seja, “uma duna costeira formada pela acumulação de areia por acção conjugada do mar e do vento. Esta duna fóssil corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhões de anos. A duna consolidada do Magoito foi formada há cerca de 10 mil anos.“
A imagem que se segue e última deste post mostra relativamente bem essas características geológicas. Na verdade “podem observar-se laminações oblíquas, que permitem determinar qual a direcção em que sopravam os ventos aquando da formação da duna.»*

Também aqui a natureza nos mostra os seus dotes de escultora!
Boa semana!
A natureza mostra-nos tanto, Dulce. Belos registos e explicação.
Um beijo.
LikeLiked by 2 people
É mesmo Irina. Muito obrigada e um abraço de volta!🤗
LikeLike
Que beleza, Dulce!
Uma vez mais, uma partilha espectacular, com vistas fantásticas sobre esta praia. E, com aquelas formações que dão um toque diferente à praia vista de cima.
Bom… e aquela última fotografia, sensacional, com o poder da Natureza a demonstrar-nos do que é capaz. É de uma beleza incrível o polimento naquela zona!
Abraço
LikeLiked by 1 person
Este é realmente um belíssimo lugar, daqueles que nos preenchem e purificam.
Muito obrigada!
LikeLiked by 1 person
Belíssimas fotos!
LikeLiked by 1 person
Muito obrigada!
LikeLike
Eu, que sempre tive o mar tão próximo e que é quase o meu ambiente natural, que não sei como não criei guelras de tanto me emaranhar por ele adentro. Esta manhã fui à praia de Albarquel, aqui a 2 passos, lindo! Belas fotos e belo texto. também gostei muito da ultima foto. Um abraço.
LikeLiked by 1 person
Nunca fui a essa praia, mas creio que é uma que tem uns rochedos muito curiosos num dos extremos. Estou certa?
Realmente quando se passa a infância junto ao mar e praia, fica “algo” dentro de nós que precisa muito de ser alimentado ao longo da Vida. É isso que sinto e que me faz procurar tantas vezes lugares junto à costa.
Muito obrigada.
LikeLike
É essa mesmo. Pois é, eu também não consigo ficar longe.
LikeLiked by 1 person
Belo passeio e respetivos registos! Ficou-me na mira e hei-de experimentá-lo um destes dias também. Adoro o mar e sempre que posso vou até ele. A última vez que por aí estive foi nas Azenhas do Mar, um local igualmente magnífico. Boa forma de começarmos a semana. 😊
LikeLiked by 1 person
São muitos e magníficos os locais que temos em toda a nossa linha de costa e também nesta área a norte do cabo da Roca. Eu gostei imenso deste passeio!
Obrigada e boa semana…mesmo sem passeios à beira-mar!😉
LikeLiked by 1 person
But where is it so beautiful?
LikeLiked by 1 person
This beautiful place is in Portugal and is just a detail of the vast coastline of my country. It is located north of Cabo da Roca, in the municipality of Sintra.
I hope I made it clear!
Thanks.
LikeLiked by 1 person
Belas imagens… transparência, tranquilidade, a natureza no seu melhor.
Obrigada Dulce por este presente.
Uma boa noite!
LikeLiked by 1 person
É mesmo Fernanda, este lugar tem tudo isso!
Obrigada e boa semana!
LikeLiked by 1 person
A qualidade da fotografia que você nos brinda é sempre algo a destacar. Parabéns!!!
LikeLiked by 1 person
Realmente gosto bastante de explorar o lado estético do que nos rodeia/penetra o nosso olhar.
E depois gosto de partilhar essas harmonias que vou encontrando!
Muito obrigada.
LikeLiked by 1 person
Fotos lindas e o cheiro a mar chegou aqui!! 😀
LikeLiked by 1 person
É um belo passeio para levarem qualquer dia o Vasquinho!
Obrigada filhota e bjs!
LikeLike
Que maravilha Dilce! 🌊☀️❤
LikeLike
Obrigada Filipa. Feliz domingo!
LikeLiked by 1 person
Um feliz domingo para si também. 💚🍀
LikeLiked by 1 person
Dulce. ❤
LikeLike
🙏😉
LikeLiked by 1 person
Yes! By the sea, at low tide. Even though it isn’t exactly the sea here because the ocean is far away, we have tides and saltwater and all kinds of things to see when the tide goes out. This is wonderful to see, Dulce. Your photos are fascinating, with the high cliffs, the rocks, the interesting patterns on the sand. The staircase and the view from the top are wonderful. It’s a little bit like a place in Northern California I visited a few years ago. My favorite things are the intense colors and the wide, wide expanse of sand and water. Beautiful photos! 🙂 I look forward to seeing the details.
LikeLiked by 1 person
Our coastal area is made up of cliffs or sand, or both at the same time, as is the case for a large part of the west coast of Portugal. And with them, there are many beaches and many low tides (and high tides too!) to discover and explore.
The important thing is that health is present, because we already know that every corner always provides a good moment.
Thank you so much for your words!
LikeLiked by 1 person