o ponto e a vírgula

O ponto é…

… certeza, definição, segurança. Uma pausa com continuação… ou não.

Quando se juntam dois pontos ( : ) a continuidade é certa. Pode ser em enumeração, citação, discurso directo, etc., mas sempre indica futuro, algo concreto que vai surgir.

Curiosamente, quanto se juntam três pontos ( ) ou as chamadas reticências, tudo muda. Contrariamente ao que se poderia esperar, não há um reforço dos significados anteriores mas uma mudança total de energia. Surge a dúvida, o jogo, a possibilidade, os segundos sentidos, a desconfiança, etc. Um pouco à semelhança do que pode acontecer quando se juntam três personalidades extremamente seguras e com fortes egos, em que é possível que cada um tente “brilhar” mais, ser superior e dominar. Então pode surgir a desconfiança, a indefinição, jogos de poder e de verdades escondidas. Ou seja, aquilo que era definido e seguro, torna-se incerto, inconsistente e dúbio.

Já a vírgula é

…caminho, meio, continuação, paragem, respiração. Uma pausa menor para algo que terá continuidade. Ela separa elementos, ideias intermédias ou orações independentes. A vírgula é uma poderosa organizadora, seja na escrita seja na matemática. Nesta ultima área, é um ponto de paragem antes de prosseguir. Uma fronteira virtual. Um respirar que vive à direita da unidade e que é rainha no reino das décimas, centésimas, milésimas, etc.

Três vírgula catorze…

Quarenta vírgula sete…

Zero vírgula vinte e cinco…

Fantástico o poder deste símbolo na matemática!

E quando se junta um ponto e uma vírgula ( ; )…

…nasce a moderação, o meio-termo, uma espécie de ordem. Estes dois símbolos equilibram-se e dão origem a uma pausa um pouco maior que a da vírgula, mas menor que a do ponto. Eles delimitam, organizam e em longas frases, podem substituir a vírgula.

Fazem a fronteira entre ideias semelhantes ou diferentes, mas nascidas de uma premissa comum, de um assunto-mãe. São obedientes, organizados, sistemáticos e descomplicam textos que podem ser difíceis para o olhar.

Juntos ou em separado, usamos estes símbolos a todo o momento de uma forma quase inconsciente, seja na escrita ou na fala, em papel ou virtualmente. Até no acto de pensar podem estar presentes, nas nuances emocionais que sempre acompanham os pensamentos.

Diria que eles pontuam, marcam o ritmo e contribuem discretamente para o design da nossa comunicação.

22 thoughts on “o ponto e a vírgula

  1. Vixe!!! Tô usando errado 👀 os … pra mim são respiros, uma tempinho antes de prosseguir com a ideia.
    Adorei os significados poéticos dos diferentes pontos da nossa escrita. Me fizeram repensar 😉. Abraços

    Liked by 3 people

  2. O bonito texto da Dulce revela que a poesia pode estar em qualquer lugar, até na pontuação! 🙂 Confesso que na escrita a vírgula é o meu calcanhar de Aquiles, parece-me a mais matreira de todos os sinais. 😉Bom final de semana Dulce!

    Liked by 1 person

    1. Sem dúvida que é bastante matreira e a tendência pode ser a de a usar sem necessidade ou fora daquele “respirar” normalmente necessário. Mas à medida que vamos praticando, também vamos entendendo onde ela fica mais feliz.
      Obrigada Antónia e um excelente domingo.🌞

      Liked by 1 person

    1. Essa de fazer um sorriso com dois pontos é muito moderna….ainda se fosse uns olhos…
      De qualquer forma a imaginação é ilimitada e certamente tornará isso possível.
      Bjs e obrigada minha filha. 🧡

      Like

  3. Muito boa ilustração da importância e significado da pontuação. Confesso que às vezes, tenho duvidas nas virgulas, essas pausas sugestivas, que podem estragar tudo.
    Felizmente, na poesia, basta um espaço ou uma linha a seguir, e pode-se dispensá-la.
    O ritmo e o design, é isso mesmo !

    Liked by 1 person

  4. What an interesting post, Dulce, what will be next? 😉 I like the idea of the comma as a powerful organizer, a virtual border and a breath – that is all very poetic. Your description of a semicolon is excellent, too – obedient and organized! That’s a good way to think about it. Then finally, you say these symbols contribute to the design of our communication. Coming from a designer, that’s perfect!

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s